(Sub)desenvolvimento e Dependência: uma abordagem teórico-histórica

Autores/as

  • Flavia Felix Barbosa Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650934259

Palabras clave:

Capitalismo. Desenvolvimento. Dependência.

Resumen

Na atual quadra histórica, intensas são as perturbações de ordem econômica, política e social no Brasil e em outros países na América Latina. Diante disso, esse artigo se propõe a resgatar as contribuições originais de dois grandes pensadores brasileiros, Celso Furtado e Rui Mauro Marini, para a compreensão do problema do subdesenvolvimento e do problema da dependência nos países latino-americanos. Far-se-á esse resgate em contraposição às teorias clássicas do desenvolvimento e dentro de uma perspectiva mais geral acerca do desenvolvimento capitalista, como um todo orgânico, dinâmico, hierárquico e contraditório. O estudo demonstra as diferenças teóricas, metodológicas e políticas dos autores, bem como a similaridade do diagnóstico no que se refere ao capitalismo dependente.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavia Felix Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutoranda em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU) na área de concentração Desenvolvimento Econômico e na linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico. Mestra em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGECO/UFES) (2016) na érea de concentração Teoria Econômica e na linha de pesquisa Teoria Econômica e História Econômica. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2011). Tem experiência em Teoria Econômica. Exerceu o cargo de professora substituta no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) lecionando as disciplinas de Economia Neoclássica, Contabilidade Social e Teoria Macroeconômica III (05/2017 - 03/2018). Lecionou também na UFVJM as disciplinas de Teoria Econômica,Teoria  Microeconômica I  e II, Teoria Macroeconômica III e Economia  do Setor Público (08/2013-12/2014). É pesquisadora do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP/UFVJM) e foi colaboradora do Projeto Boletins de Conjuntura Econômica (UFVJM). Pesquisa assuntos relacionados a Economia Política, Teoria Macroeconômica, Economia Brasileira, Capitalismo Contemporâneo e Economia do Setor Público. É autora do livro "Concentração, Operacionalização e Rentabilidade Bancária no Brasil: Ensaio sobre o período pós-Real".

Citas

ALMEIDA FILHO, N. Superexploração da força de trabalho e concentração de riqueza: temas fundamentais para uma política de desenvolvimento no capitalismo periférico brasileiro. In: Almeida Filho, N. (Org.). Desenvolvimento e Dependência: cátedra Ruy Mauro Marini. Brasília: IPEA, 2013, p. 167-188.

ALMEIDA FILHO, N. Inserção autônoma para o Brasil: uma exegese do pensamento crítico de Ruy Mauro Marini. In CALIXTRE, A. B.; ALMEIDA FILHO, N., Cátedras para o Desenvolvimento: patronos do Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2014. p.187-218.

BAMBIRRA, V. El Capitalismo Dependiente Latinoamericano. Santiago: Prensa Latinoamericana, 1972.

CARCANHOLO, M. D. (Im)precisões sobre a categoria superexploração da força de trabalho. In: Niemeyer Almeida Filho. (Org.). Desenvolvimento e Dependência: cátedra Ruy Mauro Marini. Brasilia: IPEA, 2013, v. 1, p. 71-98.

DOS SANTOS, T. A Teoria da Dependência: balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

DOS SANTOS, T. A Estrutura da Dependência. Revista Soc. Bras. Economia Política. São Paulo, nº 30, p. 5-18, outubro 2011.

FERRAZ, B. Padrão de reprodução do capital no capitalismo dependente e financeirizado. Dissertação de mestrado. Uberlândia: IERI-UFU, 2018.

FURTADO, C. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1961.

FURTADO, C. A Pré-Revolução Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1962.

FURTADO, C. Dialética do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1964.

FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FURTADO, C. Introdução ao Desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. São Paulo: Paz e Terra,1976a.

FURTADO, C. Prefácio a Nova Economia Política. São Paulo: Paz e Terra, 1976b.

FURTADO, C. Brasil: a construção interrompida. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

LEWIS, W.A. O desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão-de-obra. In.: AGARWALE, A. N. E SINGH, S. (Orgs.). A Economia do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Forense, 1969, p. 406-456.

LUCE, M. S. Teoria Marxista da Dependência: problemas e categorias – uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

MARINI, R. M. Dialética da Dependência. In: Roberta Traspadini e João Pedro Stedile (Orgs.). Ruy Mauro Marini: Vida e Obra, Editora Expressão Popular, 2005.

MARINI, R. M. Subdesarrollo y revolución en América Latina. Tricontinental, No. 7, La Habana, Cuba, 1968.

MARINI, R. M. El Subimperialismo Brasileño. Centro de Estudios Socio-economicos/Universidad do Chile, 1971.

MARTINS, C. E. Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro II. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

NASCIMENTO, C. A.; DILLENBURG, F. F.; SOBRAL, F. M. Exploração e Superexploração da Força de Trabalho em Marx e Marini.. In: ALMEIDA FILHO, N.. (Org.). Desenvolvimento e Dependência: cátedra Ruy Mauro Marini.Brasília: IPEA, 2013, v. 1, p. 99-123.

NURKSE, R. Alguns aspectos internacionais do desenvolvimento Econômico. In: AGARWALA, A. N.; SINGH, S. P. (orgs.) A Economia do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Forense, 1969, p. 277-291.

OSORIO, J. Padrão de reprodução do capital: uma proposta teórica. In: FERREIRA, C., OSORIO, J., LUCE, M. [Orgs]. Padrão de Reprodução do Capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012.

ROSTOW, W.W. Etapas do Desenvolvimento Econômico (Um manifesto não comunista). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

SERRA, J.; CARDOSO, F. H. As desventuras da dialética da dependência. Estudos CEBRAP, n. 23, p. 33-80, 1979.

Publicado

2018-11-26

Cómo citar

Barbosa, F. F. (2018). (Sub)desenvolvimento e Dependência: uma abordagem teórico-histórica. Economia E Desenvolvimento, 30, e9. https://doi.org/10.5902/1414650934259

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.