As relações entre insumos na agricultura brasileira na década de 90: uma aplicação da função Translog de custo
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093460Palavras-chave:
Elasticidades, Translog de custos, SUR, AgriculturaResumo
O objetivo desse trabalho é determinar relações entre os insumos agrícolas de 1990 a 2001. Essa década foi farta em políticas que podem ter modificado as relações pré-existentes entre as demandas desses insumos e seus respectivos preços. Para tanto, utilizou-se a Função Translog de Custo, com base na estimação das parcelas de cada insumo no custo total da agricultura. A estimação foi implementada pelo modelo SUR, que leva em consideração a correlação contemporânea dos resíduos. Os resultados apontam para elasticidades-preço diretas da demanda pelos fatores negativas, apesar de apenas a elasticidade-preço da demanda pelo fator trabalho estatisticamente diferente de zero. Através das elasticidades cruzadas entre os fatores trabalho e fertilizantes, verifica-se uma relação de substitutibilidade entre esses, sendo a demanda de trabalho muito mais sensível às variações no preço dos fertilizantes que o oposto. Verifica-se que capital e fertilizantes são complementares, fato que pode corroborar o crescimento da mecanização e da utilização de fertilizantes na agricultura, principalmente na última década. Os resultados estão, em sua maioria, condizentes com a teoria econômica, e como descrevem as relações entre as demandas dos principais insumos utilizados pela agricultura nacional, podem ser aproveitados em um considerável leque de análises e implementação de políticas.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES – ANFAVEA. Anuário Estatístico da Indústria Automobilística Brasileira. 2003
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA QÚIMICA – ABIQUIM. Estatísticas da Indústria Química. [08 nov. 2003]. (http://www.abiquim.org.br/conteudo.asp?princ=ain&pag=estat).
BERNDT, E.R. CHRISTENSEN, L.R. The translog function and the sibstitution of equipment, structures, and labor in US Manufacturing 1928-68. Journal of Econometrics, p. 81-114, 1973.
GAZETA MERCANTIL. Home Page. Indicadores Econômicos. [08 nov 2003]. (http://www.investnews.net).
GERDIN, A. Productivity and economic growth in Kennya agriculture, 1964-1996. Agricultural Economics, v.27, p.7-13, 2002.
HERTEL, T.W. Applications of Duality and Flexible Functional Forms: The Case of the Multiproduct Firm. Purdue: Purdue University, 1984. Apostila com 45 páginas.
HOMEM DE MELO, F. Plano Real e agricultura brasileira. Revista de Economia Política, São Paulo, v.19, n.4, p.146-155, 1999.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Séries históricas de preços. [08 nov. 2003]. (http://www.ipeadata.gov.br).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.