(Sub)desenvolvimento e Dependência: uma abordagem teórico-histórica

Autores

  • Flavia Felix Barbosa Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650934259

Palavras-chave:

Capitalismo. Desenvolvimento. Dependência.

Resumo

Na atual quadra histórica, intensas são as perturbações de ordem econômica, política e social no Brasil e em outros países na América Latina. Diante disso, esse artigo se propõe a resgatar as contribuições originais de dois grandes pensadores brasileiros, Celso Furtado e Rui Mauro Marini, para a compreensão do problema do subdesenvolvimento e do problema da dependência nos países latino-americanos. Far-se-á esse resgate em contraposição às teorias clássicas do desenvolvimento e dentro de uma perspectiva mais geral acerca do desenvolvimento capitalista, como um todo orgânico, dinâmico, hierárquico e contraditório. O estudo demonstra as diferenças teóricas, metodológicas e políticas dos autores, bem como a similaridade do diagnóstico no que se refere ao capitalismo dependente.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Felix Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutoranda em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU) na área de concentração Desenvolvimento Econômico e na linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico. Mestra em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGECO/UFES) (2016) na érea de concentração Teoria Econômica e na linha de pesquisa Teoria Econômica e História Econômica. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2011). Tem experiência em Teoria Econômica. Exerceu o cargo de professora substituta no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) lecionando as disciplinas de Economia Neoclássica, Contabilidade Social e Teoria Macroeconômica III (05/2017 - 03/2018). Lecionou também na UFVJM as disciplinas de Teoria Econômica,Teoria  Microeconômica I  e II, Teoria Macroeconômica III e Economia  do Setor Público (08/2013-12/2014). É pesquisadora do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP/UFVJM) e foi colaboradora do Projeto Boletins de Conjuntura Econômica (UFVJM). Pesquisa assuntos relacionados a Economia Política, Teoria Macroeconômica, Economia Brasileira, Capitalismo Contemporâneo e Economia do Setor Público. É autora do livro "Concentração, Operacionalização e Rentabilidade Bancária no Brasil: Ensaio sobre o período pós-Real".

Referências

ALMEIDA FILHO, N. Superexploração da força de trabalho e concentração de riqueza: temas fundamentais para uma política de desenvolvimento no capitalismo periférico brasileiro. In: Almeida Filho, N. (Org.). Desenvolvimento e Dependência: cátedra Ruy Mauro Marini. Brasília: IPEA, 2013, p. 167-188.

ALMEIDA FILHO, N. Inserção autônoma para o Brasil: uma exegese do pensamento crítico de Ruy Mauro Marini. In CALIXTRE, A. B.; ALMEIDA FILHO, N., Cátedras para o Desenvolvimento: patronos do Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2014. p.187-218.

BAMBIRRA, V. El Capitalismo Dependiente Latinoamericano. Santiago: Prensa Latinoamericana, 1972.

CARCANHOLO, M. D. (Im)precisões sobre a categoria superexploração da força de trabalho. In: Niemeyer Almeida Filho. (Org.). Desenvolvimento e Dependência: cátedra Ruy Mauro Marini. Brasilia: IPEA, 2013, v. 1, p. 71-98.

DOS SANTOS, T. A Teoria da Dependência: balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

DOS SANTOS, T. A Estrutura da Dependência. Revista Soc. Bras. Economia Política. São Paulo, nº 30, p. 5-18, outubro 2011.

FERRAZ, B. Padrão de reprodução do capital no capitalismo dependente e financeirizado. Dissertação de mestrado. Uberlândia: IERI-UFU, 2018.

FURTADO, C. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1961.

FURTADO, C. A Pré-Revolução Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1962.

FURTADO, C. Dialética do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1964.

FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FURTADO, C. Introdução ao Desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. São Paulo: Paz e Terra,1976a.

FURTADO, C. Prefácio a Nova Economia Política. São Paulo: Paz e Terra, 1976b.

FURTADO, C. Brasil: a construção interrompida. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

LEWIS, W.A. O desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão-de-obra. In.: AGARWALE, A. N. E SINGH, S. (Orgs.). A Economia do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Forense, 1969, p. 406-456.

LUCE, M. S. Teoria Marxista da Dependência: problemas e categorias – uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

MARINI, R. M. Dialética da Dependência. In: Roberta Traspadini e João Pedro Stedile (Orgs.). Ruy Mauro Marini: Vida e Obra, Editora Expressão Popular, 2005.

MARINI, R. M. Subdesarrollo y revolución en América Latina. Tricontinental, No. 7, La Habana, Cuba, 1968.

MARINI, R. M. El Subimperialismo Brasileño. Centro de Estudios Socio-economicos/Universidad do Chile, 1971.

MARTINS, C. E. Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro II. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

NASCIMENTO, C. A.; DILLENBURG, F. F.; SOBRAL, F. M. Exploração e Superexploração da Força de Trabalho em Marx e Marini.. In: ALMEIDA FILHO, N.. (Org.). Desenvolvimento e Dependência: cátedra Ruy Mauro Marini.Brasília: IPEA, 2013, v. 1, p. 99-123.

NURKSE, R. Alguns aspectos internacionais do desenvolvimento Econômico. In: AGARWALA, A. N.; SINGH, S. P. (orgs.) A Economia do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Forense, 1969, p. 277-291.

OSORIO, J. Padrão de reprodução do capital: uma proposta teórica. In: FERREIRA, C., OSORIO, J., LUCE, M. [Orgs]. Padrão de Reprodução do Capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012.

ROSTOW, W.W. Etapas do Desenvolvimento Econômico (Um manifesto não comunista). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

SERRA, J.; CARDOSO, F. H. As desventuras da dialética da dependência. Estudos CEBRAP, n. 23, p. 33-80, 1979.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Barbosa, F. F. (2018). (Sub)desenvolvimento e Dependência: uma abordagem teórico-histórica. Economia E Desenvolvimento, 30, e9. https://doi.org/10.5902/1414650934259

Edição

Seção

Artigos