As relações intersetoriais da região do Corede Central (RS) - uma abordagem insumo-produto

Dirce de Fátima Cattani Dutra

Resumo


Este artigo tem como objetivo estudar a estrutura produtiva da região do Corede Central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se o método da matriz insumo-produto de Leontief. A partir dos resultados, pode-se concluir que o setor agropecuário, embora contribua pouco para a formação do VBP regional, apresentou índice de encadeamento para frente e para trás, que permite apontá-lo como um setor capaz de alavancar o desenvolvimento da região.

Palavras-chave


Desenvolvimento regional; Matriz insumo-produto; Região Corede Central (RS)

Texto completo:

PDF

Referências


FEE - Anuário estatístico do Rio Grande do Sul. v.27. Porto Alegre, 1996.

FEE - Indicadores Econômicos. v. 24, n.2. Porto Alegre, 1996.

FOCHEZATTO, Adelar e PORTO JÚNIOR, Sabino da S. Matriz de insumoproduto da região do Vale do Rio Pardo. Departamento de Ciências Econômicas/Unisc, 1996.

GUILHOTO, Joaquim José Martins et al. Análise comparativa das estruturas produtivas dos setores-chaves e dos multiplicadores setoriais do Brasil e do Uruguai. In: MONTOYA, M.A (Org.). Relações intersetoriais do Mercosul e da economia brasileira. Passo Fundo: Ediupf, 1998.

HIRSCHMAN, Albert. Estratégia do desenvolvimento econômico. Tradução de Laura Schlaepfer. Rio de Janeiro: ed. Fundo de Cultura, 1961.

JONES, Leroy P. The Measurement of Hirschmanian Linkages. Quarterly Journal of Economics, v.90, n. 2, p.323-33, May 1976.

LOCATELLI, Ronaldo. Relações intersetoriais e estratégias de desenvolvimento: o caso brasileiro reexaminado. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v.37, n.4, p. 415-434. 1983.

MONTOYA, Marco Antonio. Dimensão econômica, setores-chave e o comércio inter-regional induzido pela demanda final no Mercosul. In: MONTOYA,

M.A.(Org.). Relações intersetoriais do Mercosul e da economia brasileira. Passo Fundo: Ediupf, 1998.

RICHARDSON, Harry W. Insumo-produto e economia regional. Tradução de Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

ROSSETI, José Paschoal. Contabilidade Social. 7. ed. revisada. São Paulo: Atlas, 1995.

SILVEIRA, C. P. Evolução da estrutura produtiva gaúcha entre 1985 e 1995 e o impacto da duplicação do pólo petroquímico. Monografia apresentada a

UFRGS, curso de Ciências Econômicas, para obtenção do título de Bacharel. Porto Alegre, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/red.v0i11.3408



Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.