As relações intersetoriais da região do Corede Central (RS) - uma abordagem insumo-produto
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093408Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Matriz insumo-produto, Região Corede Central (RS)Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a estrutura produtiva da região do Corede Central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se o método da matriz insumo-produto de Leontief. A partir dos resultados, pode-se concluir que o setor agropecuário, embora contribua pouco para a formação do VBP regional, apresentou índice de encadeamento para frente e para trás, que permite apontá-lo como um setor capaz de alavancar o desenvolvimento da região.Downloads
Referências
FEE - Anuário estatístico do Rio Grande do Sul. v.27. Porto Alegre, 1996.
FEE - Indicadores Econômicos. v. 24, n.2. Porto Alegre, 1996.
FOCHEZATTO, Adelar e PORTO JÚNIOR, Sabino da S. Matriz de insumoproduto da região do Vale do Rio Pardo. Departamento de Ciências Econômicas/Unisc, 1996.
GUILHOTO, Joaquim José Martins et al. Análise comparativa das estruturas produtivas dos setores-chaves e dos multiplicadores setoriais do Brasil e do Uruguai. In: MONTOYA, M.A (Org.). Relações intersetoriais do Mercosul e da economia brasileira. Passo Fundo: Ediupf, 1998.
HIRSCHMAN, Albert. Estratégia do desenvolvimento econômico. Tradução de Laura Schlaepfer. Rio de Janeiro: ed. Fundo de Cultura, 1961.
JONES, Leroy P. The Measurement of Hirschmanian Linkages. Quarterly Journal of Economics, v.90, n. 2, p.323-33, May 1976.
LOCATELLI, Ronaldo. Relações intersetoriais e estratégias de desenvolvimento: o caso brasileiro reexaminado. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v.37, n.4, p. 415-434. 1983.
MONTOYA, Marco Antonio. Dimensão econômica, setores-chave e o comércio inter-regional induzido pela demanda final no Mercosul. In: MONTOYA, M.A.(Org.). Relações intersetoriais do Mercosul e da economia brasileira. Passo Fundo: Ediupf, 1998.
RICHARDSON, Harry W. Insumo-produto e economia regional. Tradução de Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
ROSSETI, José Paschoal. Contabilidade Social. 7. ed. revisada. São Paulo: Atlas, 1995.
SILVEIRA, C. P. Evolução da estrutura produtiva gaúcha entre 1985 e 1995 e o impacto da duplicação do pólo petroquímico. Monografia apresentada a UFRGS, curso de Ciências Econômicas, para obtenção do título de Bacharel. Porto Alegre, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.