A expansão da rede federal de educação profissional, técnica e tecnológica no período 2003-2014: uma análise a partir da abordagem das capacitações

Autores

  • Marcelo Mallet Siqueira Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650926166

Palavras-chave:

Educação profissional, Abordagem das capacitações, Desenvolvimento humano

Resumo

Este artigo analisa a expansão verificada na rede federal de ensino, com ênfase na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. A política econômica é compreendida aqui de maneira ampla, incorporando a política educacional. Para isto, é exposto um breve histórico da educação profissional no mundo, em consonância com as necessidades surgidas a partir da Revolução Industrial. A educação aparece atrelada ao desenvolvimento econômico, podendo, por vezes, negligenciar a busca pelo desenvolvimento intelectual como um fim em si mesmo. A partir daí, é realizada uma breve explanação a respeito da educação no Brasil. As contribuições da abordagem das capacitações, desenvolvida a partir das obras de Amartya Sen, são explicitadas, com foco na educação como uma importante liberdade substantiva para que as pessoas possam viver do modo que acham racionalmente melhor. Procura-se analisar a expansão da educação profissional no Brasil à luz da abordagem das capacitações, questionando se essa atende aos princípios do desenvolvimento humano. 

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Biografia do Autor

Marcelo Mallet Siqueira Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professor do IFRS.

Doutor em Economia pela UFRGS. 

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Campos, M. M. S. (2017). A expansão da rede federal de educação profissional, técnica e tecnológica no período 2003-2014: uma análise a partir da abordagem das capacitações. Economia E Desenvolvimento, 28(2). https://doi.org/10.5902/1414650926166

Edição

Seção

Artigos