Bricolagens, força, frágil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523345303

Palavras-chave:

Bricolagem, Montagem, Recortes, Micropolítica

Resumo

Recortes, colagens, bricolagens e práticas afins, são pensados a partir de considerações em torno do fragmentário. Dois projetos, Aglutinações e Margens, são apresentados com o intuito de descrever procedimentos de corte e montagens a partir de imagens analógicas originais. As superfícies iniciais funcionam como base para fotografias que criam seriações e arranjos diversificados. As complexas possibilidades deste modo de expressão, que articula imagens singulares entre si relacionadas, são pensadas com Aby Warburg e as rupturas vividas em sua época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Menna Barreto Gomes Zordan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de pesquisa Arte, Corpo, enSigno (ARCOE) e membro do Núcleo Transdisciplinar de Arte e Loucura (NuTAL/UFRGS).  É formada professora de Magistério das Séries Iniciais pelo Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha e Bacharel em Desenho, licenciada em Educação Artística (ênfase Artes Plásticas), doutora e mestre em Educação,  pela UFRGS.

Referências

ADRIANI, Götz. Hanna Hoch – 1889-1978 – Colagens. Ostfildren: DuMont Dokumente, 1995.

AMEY, Claude; OLIVE, Jean-Paul (orgs). Fragment, montage-démontage, collage-décollage, la défection de l' œuvre? Paris: L’Harmattan, 2002.

AVERSA. Paula Carpinetti. Bricolagem – procedimento artístico e metodológico. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Subjetividade, Utopias e Fabulações. 20o, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 20o Encontro da Anpap

Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/paula_carpinetti_aversa.pdf

BURROUGHS, William S. The Cut Up Method. Disponível em:

https://www.writing.upenn.edu/~afilreis/88v/burroughs-cutup.html. Acesso maio de 2020.

CORRÊA, Mariana Resende; FRANÇA, Cláudia . A figura do bricoleur em práticas artísticas. VISUALIDADES, Goiânia v.12 n.2 p. 225-239, jul-dez 2014

CARLI, Anelise Angeli de; BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Notas para um pensamento por imagem: do discurso visual à imagem como queda. Revista Ícone. Recife, Vol. 16, 2018 PPGCOM/UFPE, pp. 225-239.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o gaio saber inquieto. O olho da História, III. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa. (org.) Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

FIDELIS, Gaudêncio; TAVARES, Márcio. Mensagens de uma Nova América. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes do mercosul, 2015.

GAYFORD, Martin. Uma mensagem maior. Conversas com David Hockney. Trad. Allan Vidigal. DPA, 2011.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.

JORGE, Eduardo. Histórias de fantasmas para adultos: as imagens segundo Georges Didi-Huberman. Artefilosofia. N. 12 (2012), 117-139.

LYONS, Kieran. Visual Arrangements in Duchamp’s Étant donnés and Warburg’s Mnemosyne. Plymouth University, 2012.

LUGET, Marion Delage de. La fragmentation, ce monstrueux , Appareil [En ligne], 6 | 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/appareil/420

MELLO, Jamer Guterres de. Suportes de experimentação: fanzines e cut-ups como recurso estético na escrita. Campinas: ALEGRAR – n.14 - Dez/2014.

OLIVEIRA, Dinah de. Imagem-memória: o gesto da montagem no trabalho de arte. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.1328-1342.

Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/PA/26encontro______OLIVEIRA_Dinah_de.pdf

PASSETTI, Dorothea Voegeli. Colagem: arte e antropologia. Ponto e vírgula. Revista Eletrônica Semestral do Programa de Estudos de pós-graduandos em Ciências Sociais da PUC-SP, 1º semestre, no. 1, 2007

POLIDORO, Marina. Aproximação de fragmentos capturados: uma poética em desenho e colagem. Porto Alegre: IA/UFRGS, 2014. 181f. Tese (Doutorado em Artes Visuais), 2014.

VINHOSA, Luciano. Conjunções disjuntivas na colagem fotoperformance e anacronismo. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.1419-1430.

Disponível em : http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/HTCA/26encontro______VINHOSA_Luciano.pdf

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.

Downloads

Publicado

2020-07-20 — Atualizado em 2022-01-14

Versões

Como Citar

Zordan, P. M. B. G. (2022). Bricolagens, força, frágil. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 3(5), e7. https://doi.org/10.5902/2595523345303 (Original work published 20º de julho de 2020)

Edição

Seção

Artigos