Bricolagens, força, frágil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523345303Palavras-chave:
Bricolagem, Montagem, Recortes, MicropolíticaResumo
Recortes, colagens, bricolagens e práticas afins, são pensados a partir de considerações em torno do fragmentário. Dois projetos, Aglutinações e Margens, são apresentados com o intuito de descrever procedimentos de corte e montagens a partir de imagens analógicas originais. As superfícies iniciais funcionam como base para fotografias que criam seriações e arranjos diversificados. As complexas possibilidades deste modo de expressão, que articula imagens singulares entre si relacionadas, são pensadas com Aby Warburg e as rupturas vividas em sua época.
Downloads
Referências
ADRIANI, Götz. Hanna Hoch – 1889-1978 – Colagens. Ostfildren: DuMont Dokumente, 1995.
AMEY, Claude; OLIVE, Jean-Paul (orgs). Fragment, montage-démontage, collage-décollage, la défection de l' œuvre? Paris: L’Harmattan, 2002.
AVERSA. Paula Carpinetti. Bricolagem – procedimento artístico e metodológico. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Subjetividade, Utopias e Fabulações. 20o, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 20o Encontro da Anpap
Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/paula_carpinetti_aversa.pdf
BURROUGHS, William S. The Cut Up Method. Disponível em:
https://www.writing.upenn.edu/~afilreis/88v/burroughs-cutup.html. Acesso maio de 2020.
CORRÊA, Mariana Resende; FRANÇA, Cláudia . A figura do bricoleur em práticas artísticas. VISUALIDADES, Goiânia v.12 n.2 p. 225-239, jul-dez 2014
CARLI, Anelise Angeli de; BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Notas para um pensamento por imagem: do discurso visual à imagem como queda. Revista Ícone. Recife, Vol. 16, 2018 PPGCOM/UFPE, pp. 225-239.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o gaio saber inquieto. O olho da História, III. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa. (org.) Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
FIDELIS, Gaudêncio; TAVARES, Márcio. Mensagens de uma Nova América. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes do mercosul, 2015.
GAYFORD, Martin. Uma mensagem maior. Conversas com David Hockney. Trad. Allan Vidigal. DPA, 2011.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.
JORGE, Eduardo. Histórias de fantasmas para adultos: as imagens segundo Georges Didi-Huberman. Artefilosofia. N. 12 (2012), 117-139.
LYONS, Kieran. Visual Arrangements in Duchamp’s Étant donnés and Warburg’s Mnemosyne. Plymouth University, 2012.
LUGET, Marion Delage de. La fragmentation, ce monstrueux , Appareil [En ligne], 6 | 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/appareil/420
MELLO, Jamer Guterres de. Suportes de experimentação: fanzines e cut-ups como recurso estético na escrita. Campinas: ALEGRAR – n.14 - Dez/2014.
OLIVEIRA, Dinah de. Imagem-memória: o gesto da montagem no trabalho de arte. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.1328-1342.
Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/PA/26encontro______OLIVEIRA_Dinah_de.pdf
PASSETTI, Dorothea Voegeli. Colagem: arte e antropologia. Ponto e vírgula. Revista Eletrônica Semestral do Programa de Estudos de pós-graduandos em Ciências Sociais da PUC-SP, 1º semestre, no. 1, 2007
POLIDORO, Marina. Aproximação de fragmentos capturados: uma poética em desenho e colagem. Porto Alegre: IA/UFRGS, 2014. 181f. Tese (Doutorado em Artes Visuais), 2014.
VINHOSA, Luciano. Conjunções disjuntivas na colagem fotoperformance e anacronismo. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.1419-1430.
Disponível em : http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/HTCA/26encontro______VINHOSA_Luciano.pdf
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-01-14 (2)
- 2020-07-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).