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As fronteiras que esBARRAm as produções artístico-culturais contemporâneas da exterioridade

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Curso de Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/Professor Efetivo NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas - UEMS/CNPq http://orcid.org/0000-0002-4783-7903

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523344293

Palavras-chave:

Fronteiras Epistêmicas, Exterioridades, Artes Visuais, BIOgeografias,

Resumo

A fronteira é espaço de exterioridades: de arte, de culturas e de conhecimentos que não foram grassados nos modelos estabelecidos pelo Projeto Moderno Europeu (séc. XIV/XV). Portanto, viver em estado de fronteira é ser/ter coisas que (es)barra(m) a circulação de arte, culturas e os conhecimentos produzidos em lugares de exterioridades à interioridade dos pensamentos hegemônicos. Assim, a discussão descolonial aqui se edifica em refletir as “fronteiras” (im)postas à arte do agora pelos discursos que barram!

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Curso de Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/Professor Efetivo NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas - UEMS/CNPq

Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq – que pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114); é membro dos Grupos de Pesquisas: NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq), Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA - UFMS. Atualmente desenvolve Pesquisa de Pós-doutoramento na UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na FAALC. ORCID iD - http://orcid.org/0000-0002-4783-7903 http://lattes.cnpq.br/7724599673552418

Referências

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MIGNOLO, Walter D.. “Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política”. In: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, nº. 34, p. 287-324, 2008.

Disponível em: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/34/traducao.pdf – acessado em: 22 de junho de 2018.

NOLASCO, Edgar Cézar. “PREFÁCIO – A razão da pesquisa acadêmica”. In: BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. (Org.). NAV(r)E – PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTE NA UNIVERSIDADE: artista, professor, pesquisador - 2015/2016. Campo Grande, MS: Editora Life, 2018, p. 27-31.

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Publicado

2020-07-20 — Atualizado em 2022-03-04

Versões

Como Citar

Bessa-Oliveira, M. A. (2022). As fronteiras que esBARRAm as produções artístico-culturais contemporâneas da exterioridade. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 3(5), e13. https://doi.org/10.5902/2595523344293 (Original work published 20º de julho de 2020)

Edição

Seção

Artigos