O papel do PET-CTI-UFABC em compartilhar conhecimento: aulas de Redação e Matemática preparatórias para o ENEM para alunos de escolas públicas do Grande ABC-SP.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190463329

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é para muitos jovens a oportunidade de ingresso no ensino superior, porém muitos alunos de escola pública apresentam dificuldades. Por isso, o PET – Ciência Tecnologia e Informação da UFABC elaborou um curso que atendesse a essa demanda, O curso recebeu cerca de 500 inscrições, sendo selecionados 90 alunos, por ordem de inscrição, a qual foi realizada por meio de formulário próprio na página do PET-CTI e foi composto por três aulas com duas horas para cada eixo (Redação e Matemática) ofertadas aos sábados, no campus Santo André da Fundação Universidade Federal do ABC - UFABC, compreendendo aulas teóricas e exercícios de revisão e proposta de simulado na área de redação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Horacio de Jesus Soprijo, Universidade Federal do ABC - UFABC

Graduando na Universidade Federal do ABC - UFABC

Referências

BERMÚDEZ, Ana Carla (2020). Enem 2019: 53 candidatos tiraram nota mil na redação; 143 mil tiraram zero. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/01/17/enem-2019-53 candidatos-tiraramnota-mil-na-redacao-143-mil-tiraram-zero.htm. (acesso em 29/10/2020).

FAJARDO, Vanessa; FOREQUE, Flavia (2018). 7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensinomedio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml. (acesso em 28/10/2020).

IDOETA, Paula Adamo (2019). Redação do Enem: os 6 erros mais comuns na estrutura do texto, segundo quem corrige simulados. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49977952. (acesso em 28/10/2020).

RESENDE, Giovani, MESQUITA, Maria da Gloria Bastos de Freitas (2012). Principais dificuldades percebidas no processo ensino aprendizagem de matemática em escolas do município de Divinópolis, MG. In: EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 3 - número 3 - 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2193/1764. (acesso em 25/10/2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). (2018) Saeb 2017 revela que apenas 1,6% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio demonstraram níveis de aprendizagem considerados adequados em Língua Portuguesa. Agosto. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/saeb-2017-revela-que-apenas-1-6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram-niveis-de-aprendizagem-considerados-adequados-em-lingua-portug/21206 (acesso em 29/10/2020).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Soprijo, G. H. de J., Silva, J. V., dos Santos, B. D. S., Silva, M. F., Ventura, L. de O., Pereira, W. L., Schuindt, C. M., Lourenti, G. M. L., da Silva, G. B., Rodrigues, J. M., Uehara, L. S., Lima, M. L. G. de, Gasperin, N. F. S., Leite, C. M. F., Mattos, K. Z., Vieira, M. M., Fialho, F. V. C., Becker, F., Foratto, A. G., Kirihara, N. M. K., Ribeiro, V. C., & Teodorov, E. (2021). O papel do PET-CTI-UFABC em compartilhar conhecimento: aulas de Redação e Matemática preparatórias para o ENEM para alunos de escolas públicas do Grande ABC-SP. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(2), 74–83. https://doi.org/10.5902/2448190463329

Edição

Seção

Artigos PET