AlphaZero como ferramenta de playtest
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448190485269Mots-clés :
Jogos de tabuleiro, Rede neural, Teste de software, Aprendizado de máquinaRésumé
O mercado de jogos de mesa tem mantido acelerado crescimento nos
últimos anos e já atinge as dezenas de bilhões de dólares. O balanceamento
desses jogos é uma demanda de mercado e é uma disciplina difı́cil, que exige
uma grande habilidade analı́tica por parte do game designer. Essa habilidade é
construı́da com a condução e observação de centenas de partidas em grupos de
teste, em um processo propenso a erro, devido à grande dificuldade em encon-
trar pessoas dispostas a jogar protótipos repetidamente, apenas com pequenas
iterações nas regras. Adicionalmente, nem todo game designer mantém um re-
gistro completo dos testes e consegue lidar com as relações de causa e efeito
que pequenas mudanças nas regras causam nos resultados. Este trabalho in-
vestiga o AlphaZero, como técnica de inteligência computacional para aliviar
a demanda por jogadores humanos no processo de criação e testes de jogos.
Enquanto os trabalhos na área buscam um agente mais eficiente, este aplica o
algoritmo para gerar um conjunto de dados para auxiliar o game designer a
encontrar pontos de desequilı́brio e explorar a criatividade. No atual estágio,
uma versão do AlphaZero é implementada para realizar o autotreinamento. Por
fim, são discutidos pontos nos quais o método pode auxiliar o processo de game
design utilizando os dados gerados pelo algoritmo durante o treinamento.
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