Minicurso de Vapor 3.2.0 NCAR ministrado através do Ensino a Distância: atividade do grupo PET-Meteorologia
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448190462031Mots-clés :
EAD, Software de visualização, Ensino remotoRésumé
O minicurso do software Vapor 3.2.0 foi elaborado pelo Grupo PET-Meteorologia para manter os conhecimentos em relação a ferramentas operacionais e de pesquisas ativos durante o período da pandemia. Esse modelo alternativo tem como objetivo, habilitar aos alunos ao uso de técnicas de estatística, construções de gráficos, programação e táticas visuais através do manuseio de renderizadores e funções disponibilizadas pelo software, utilizando ferramentas de comunicação virtual como o Google Meet e o Web Conferência (UFPEL). Foram obtidas respostas através de um formulário. A partir dos resultados, verificou-se que o minicurso foi suficiente como uma maneira alternativa para o ensino remoto.
Téléchargements
Références
Alegretti, S.M.M., Hessel, A.M.D.G., Hardagh, C.C. e Silva, J. E. (2002). “Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários”. In Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, v. 1, n. 2, p. 53-60.
Almeida, M. E. B (2003). “Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem”. In Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340.
Alves, L. P., Mello, L. C. R. e Nunes, A. B. (2019). “A Relevância do Apoio Didático na Graduação de Meteorologia: Atividade do Programa de Educação Tutorial”, In: A Produção do Conhecimento nas Ciências Exatas e da Terra. Editado por Ingrid Aparecida Gomes. Atena, Brasil.
Andrade, S., Junger, A. P., Jesus, G. C. e Santos, M. E. K. L. (2020). “Os desafios do Ensino a Distância e do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação”. In Revista de Casos e Consultoria, v.11, n.1, p. e11119.
Caldas, D. (2018). “Exemplo de Fórum EAD: Como e Porque Usar Essa Tecnologia”. EADBox. Disponível em:<https://eadbox.com/exemplo-forum-discussao-ead/> acessado em: 25 out. 2020.
Fernandes, S.M., Henn, L.G. e Kist, L.B. (2020). “O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos”, In Research, Society and Development, v9, n.1, p. e21911551.
NCAR, VAPOR 3 (2019). “Documentation Vapor 3.2.0”, University Corporation for Atmospheric Research. Disponível em: <https://www.docs.vapor.ucar.edu/index.html>. Acesso em: 20 de ago. de 2020.
Peraya, D. (2002). “O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada”. In: Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Editado por Seraphin Alava et al., Artmed, Brasil.
Santos, V. L. e Nunes A. B. (2018). “Minicurso - Noções de Pressão Atmosférica: Barômetro Caseiro”. In: Anais do IV Congresso de Ensino da Graduação. UFPEL, Pelotas. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ceg/anais/anais-2018/.
Santos, V. L. e Nunes A. B. (2019). “Minicurso de calculadora científica”. In: Anais do V Congresso de Ensino da Graduação. UFPEL, Pelotas. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ceg/anais/anais-2019/.
Skamarock, C. et al. (2008). “A Description of the Advanced Research WRF Version 3”. Disponível em: https://opensky.ucar.edu/islandora/object/technotes:500. Acesso em: 30 set. 2020.
Torres, P. L., Carneiro, V. B. e Fernandes, R. T. (2019). “Autonomia Discente na Universidade: Metodologias Ativas e a Cibercultura”. In Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 171-187.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.