Projeto Zoot Kids: da Sala de Aula ao Curral

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190462033

Schlagworte:

Zootecnia, Crianças, Animais

Abstract

No presente estudo, objetiva-se apresentar o projeto intitulado Zoot Kids. Nesta atividade, escolas de ensino fundamental da cidade de Santa Maria (RS), são convidadas a visitar os laboratórios de pesquisa animal relacionados ao curso de Zootecnia. Nas visitas organizadas e guiadas pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial – PET Zootecnia, as crianças tem a oportunidade de tocar, cheirar, alimentar e conhecer as instalações de laboratórios que possuem ovelhas, aves de postura e corte, coelhos, bovinos de corte e leite, equinos e chinchilas.   O passeio possibilita a descoberta de um mundo animal desconhecido por muitas crianças totalmente urbanas. Aos integrantes do grupo, é uma experiência única de troca de informações e crescimento profissional e pessoal.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Aline Neis Knob, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria.  

Jailson José Nicoli Frasson, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria.  Integrante PET Zootecnia.

Magale Dallaporta, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria.  Integrante PET Zootecnia.

Mariana Sarturi Hundertmarck, Universidade Franciscana

Bióloga. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática                                                                      

Luciana Potter, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Zootecnia UFSM.

Literaturhinweise

Andrade, M. L. F e Massabni, V. G. (2011) “O desenvolvimento de atividades práticas na escola: Um desafio para professores de Ciências”, In: Ciência & Educação, Vol.17, No.4, p. 835-854, mar, Bauru. https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n4/a05v17n4. [Online; acessado em 26-09-2020].

Bessei, W. (2018) “Impact of animal welfare on worldwide poultry production”, In: World's Poultry Science Journal, Vol.74, No.2, p.211-224. https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1017/S0043933918000028?needAccess=true. [Online; acessado em 26-09-2020].

Bond, G. B.; Almeida, R.; Ostrensky, A. e Molento, C. F. M. (2012) “Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros”, In: Ciência Rural, Vol.42, No.7, p.1286-1293. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782012000700024&script=sci_arttext. [Online; acessado em 26-09-2020].

Campos, J. R. (2015) “The importance of work on animals in early childhood education”, 36 p. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.

Carvalho, X. L. (2019) “Bem-estar animal em galinhas poedeiras”. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

CEUA (2020). Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Santa Maria. http://ceuaonline.ufsm.br/#. [Online; acessado em 26-09-2020].

FACEBOOK. Perfil da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência. In: Álbum Passeio UFSM, turmas do MI, MII e Pré B. Projeto Zoot Kids. https://www.facebook.com/media/set/?vanity=providenciasmrs&set=a.2374491605931136>. [Online; acessado em 26-09-2020].

Feitosa, R. A. e Dias, A. M. I. (2019) “Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia”, In: Educação & Formação, Vol. 4, No. 12, p. 169-190, set./dez, Fortaleza. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819/1315. [Online; acessado em 26-09-2020].

Harlan, J. D. R. e Mary. S. (2002) “Ciências na educação infantil: Uma Abordagem Integrada”. 7. ed., 352 p, Porto Alegre: ArtMed.

Harrison, R. (1964) “Animal Machines”, 1. ed. London: Vincent Stuart.

Krasilchik, M. (2004) Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP.

Kuhnem, B. D. S. et al. (2016) “Análise dos recursos didáticos oferecidos ao ensino fundamental em forma de pesquisa e extensão”, In: Revista de Extensão, Vol. 1, No. 1, p. 33-46, Criciúma. http://periodicos.unesc.net/revistaextensao/article/view/2416/2310. [Online; acessado em 26-09-2020].

Leite, A. C. S.; Silva, P. Alve B. e Vaz, A. C. R. (2005) “A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre as percepções dos alunos do PROEF II”, In: Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 7, No. 3, p. 166-181, set./dez, Belo Horizonte. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172005000300166&script=sci_arttext&tlng=pt. [Online; acessado em 26-09-2020].

MEC (2006). Manual de orientações básicas. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. [Online; acessado em 26-09-2020].

NUTRICON (2014)” Guia prático da chinchila”. http://www.nutricon.ind.br/blog/dicas-roedores/post/guia-pratico-da-chinchila/?id=17. [Online; acessado em 26-09-2020].

Queiroz, M. L. V. et al. (2014) “Percepção dos consumidores sobre o bem-estar dos animais de produção em Fortaleza”, In: Revista Ciência Agronômica, Vol. 45, No. 2, p. 379-386, Ceará. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-66902014000200020&script=sci_abstract&tlng=es. [Online; acessado em 26-09-2020].

Razuck, R. C. D. S. R. e Silva, D. M. S. (2016) “Animais do cerrado: indo além da sala de aula”, In: Ciência e Natura, Vol. 38, No. 1, p. 484-493, jan./abr, Santa Maria. https://www.redalyc.org/pdf/4675/467546196045.pdf. [Online; acessado em 26-09-2020].

Rocha, L. A. C. (2007) “Projetos interdisciplinares de extensão universitária: ações transformadoras”. In: Dissertação (Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação) - Universidade Braz Cubas, Mogi Das Cruzes.

Santos, M. P. D. (2010) “Contributos da Extensão Universitária Brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário”, In: Revista Conexão UEPG, Vol. 6, No. 1, p. 10-15, jan./dez, Ponta Grossa. https://www.redalyc.org/pdf/5141/514151724008.pdf. [Online; acessado em 26-09-2020].

Seniciato, T. e Cavassan, O. (2004) “Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental”, In: Ciência & Educação, p. 133-147, Bauru. https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n1/10. [Online; acessado em 26-09-2020].

Sustein, C. R. (2014) “Os Direitos dos animais”, In: Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, Vol. 9, No. 16, p. 47-70, mai./abr. https://portalseer.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/12118/8660. [Online; acessado em 26 set. 2020].

UNIÃO (2008). Procedimentos para o uso científico de animais. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm. [Online; acessado em 26-09-2020].

Vygotsky, L. S. (1998) “Pensamento e Linguagem”. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

Veröffentlicht

2021-01-27

Zitationsvorschlag

Knob, A. N., Frasson, J. J. N., Dallaporta, M., Hundertmarck, M. S., & Potter, L. (2021). Projeto Zoot Kids: da Sala de Aula ao Curral. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(1), 75–84. https://doi.org/10.5902/2448190462033