Aplicação de uma Metodologia Autogerenciável no Desenvolvimento de um Sistema Web

Rafael de Lima Trindade Silva, Francisco Moreira Palermo, Raíssa Arantes, Patrícia Pitthan de Araújo Barcelos

Resumo


A adaptação de novos integrantes em grupos PET apresenta desafios e dificuldades no que concerne à compreensão da sistemática do Programa. Este trabalho descreve um sistema web, desenvolvido por integrantes do PET-SI da
[omitido], voltado para atender às necessidades do grupo. O sistema corresponde a um dos produtos gerados na atividade Manage PET, a qual propõe o desenvolvimento de produtos de software sob uma metodologia de organização autogerenciável. Na metodologia autogerenciável, os desenvolvedores possuem autonomia quanto à sua execução, experiência que não é ofertada por nenhuma disciplina do curso de Sistemas de Informação. Nesse contexto, o sistema web desenvolvido auxilia no processo de ambientação de novos integrantes ao grupo, ao mesmo tempo em que possibilita que seus desenvolvedores adquiram experiências e novos conhecimentos.


Texto completo:

PDF

Referências


Bezerra, E. (2018). Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Elsevier.

dos Santos, E. W. S. and Rodrigues, V. C. (2019). Treinamento e desenvolvimento motivacional. In Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, volume 3, pages 67–72.

Gooch, B. G. and McDowell, B. J. (1988). Use anxiety to motivate. Personnel Journal, 67(4):50–55.

GoogleAnalytics(2020). Avaliação de aplicativo de página única. [Online].Available: https://developers.google.com/analytics/devguides/ collection/analyticsjs/single-page-applications?hl=pt-br. [Acesso: Out, 2020].

Machado, F. N. R. (2018). Análise e Gestão de Requisitos de Software: Onde nascem os sistemas. Saraiva Educação S.A.

Sommerville, I. (2007). Engenharia de software. Pearson, Addison Wesley, 8(9):10.

Vergara, S. C., Bianco, A., and Gomes, A. P. C. Z. (2006). O trabalho em equipes auto gerenciadas e sua influência na motivação dos indivíduos. Revista Eletrônica de Administração, 12(1).

Yeatts, D. E. and Hyten, C. (1998). High-performing self-managed work teams: A com- parison of theory to practice. Sage Publications, Inc.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448190463642

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.