O papel do PET-CTI-UFABC em compartilhar conhecimento: aulas de Redação e Matemática preparatórias para o ENEM para alunos de escolas públicas do Grande ABC-SP.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190463329Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é para muitos jovens a oportunidade de ingresso no ensino superior, porém muitos alunos de escola pública apresentam dificuldades. Por isso, o PET – Ciência Tecnologia e Informação da UFABC elaborou um curso que atendesse a essa demanda, O curso recebeu cerca de 500 inscrições, sendo selecionados 90 alunos, por ordem de inscrição, a qual foi realizada por meio de formulário próprio na página do PET-CTI e foi composto por três aulas com duas horas para cada eixo (Redação e Matemática) ofertadas aos sábados, no campus Santo André da Fundação Universidade Federal do ABC - UFABC, compreendendo aulas teóricas e exercícios de revisão e proposta de simulado na área de redação.Downloads
Referências
BERMÚDEZ, Ana Carla (2020). Enem 2019: 53 candidatos tiraram nota mil na redação; 143 mil tiraram zero. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/01/17/enem-2019-53 candidatos-tiraramnota-mil-na-redacao-143-mil-tiraram-zero.htm. (acesso em 29/10/2020).
FAJARDO, Vanessa; FOREQUE, Flavia (2018). 7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensinomedio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml. (acesso em 28/10/2020).
IDOETA, Paula Adamo (2019). Redação do Enem: os 6 erros mais comuns na estrutura do texto, segundo quem corrige simulados. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49977952. (acesso em 28/10/2020).
RESENDE, Giovani, MESQUITA, Maria da Gloria Bastos de Freitas (2012). Principais dificuldades percebidas no processo ensino aprendizagem de matemática em escolas do município de Divinópolis, MG. In: EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 3 - número 3 - 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2193/1764. (acesso em 25/10/2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). (2018) Saeb 2017 revela que apenas 1,6% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio demonstraram níveis de aprendizagem considerados adequados em Língua Portuguesa. Agosto. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/saeb-2017-revela-que-apenas-1-6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram-niveis-de-aprendizagem-considerados-adequados-em-lingua-portug/21206 (acesso em 29/10/2020).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.