Programa de Educação Tutorial: Lutas e Conquistas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190424495Palavras-chave:
Programa de Educação Tutorial, Ensino Superior, GraduaçãoResumo
O Programa de Educação Tutorial, criado em 1979, vem ao longo de 37 anos se consolidando no sentido de buscar um ensino superior de qualidade por meio da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Desta forma, os objetivos deste artigo são sistematizar os principais marcos legais do Programa de Educação Tutorial, especialmente a partir de 2005, a fim de resgatar a história do Pet e sua importância como Programa destinado à graduação, além de analisar a importância da União dos grupos da UEM (UniPET) na constituição e manutenção do Programa.
Palavras-chaves: Programa de Educação Tutorial; Ensino Superior; Graduação
Downloads
Referências
CHAUÍ, M. A Universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em Ruínas: na república dos professores. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 211-222.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
KEIDE, R.; JACÓ-VILELA, A. M. “Mens in corpore”: o positivismo e o discurso psicológico do século XIX no Brasil. In: JACÓ-VILELE, A. M. JABUR, F; RODRIGUES, E. de B. C. Clio-Psiché: história da psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: NAPE, 1999. p. 261-280.
MARTIN, M. G. M. B. O Programa de Educação Tutorial – PET: formação ampla na graduação. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Curitiba, Curitiba, 2005.
MASSIMI, M. Estudos históricos acerca da psicologia brasileira: uma contribuição. In: CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). História da psicologia. São Paulo: EDUC, 1996. p. 79-93.
MOURA E CASTRO, C de M. PET: houve distorções? Jornal da UNESP, Marília, n. 141, nov. 1999.
MÜLLER, A. Qualidade no ensino superior: a luta em defesa do Programa Especial de Treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.