Distribuição das posturas, de larvas e de inimigos naturais de <i>Oncideres impluviata</i> (Germar, 1824) (Col.: Cerambycidae).
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098264Palavras-chave:
Twig girdler, Oncideres impluviata, biology, natural enemies, “bracatinga”.Resumo
Com o objetivo de verificar a distribuição, independente do efeito de cada componente, contou-se posturas, larvas sadias, predadas ou parasitadas de Oncideres impluviata em galhos de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.). O levantamento foi realizado no período de 1984/85, em Almirante Tamandaré – Paraná. Para o estudo da distribuição das larvas e de inimigos naturais foi medida a distância da base do galho até o ponto onde se encontrava cada larva sadia ou parasitada, galeria vazia ou predador. Os resultados demonstraram que as larvas se concentram a partir dos 10,0 cm do ponto base do galho, estendendo-se até 40,0 cm, com uma concentração máxima entre 10,0 e 20,0 cm. Os predadores e parasitas apresentam uma concentração não coincidente, sendo que os parasitas concentram-se entre 20,0 e 30,0 cm e os predadores entre 10,0 e 20,0 cm a partir da base. Pelos resultados obtidos conclui-se que as larvas se estabelecem numa posição onde encontram as melhores condições de sobrevivência, ao passo que os parasitas e predadores estão na dependência das condições intrínsecas de cada espécie em função das condições ideais da fase de desenvolvimento dos hospedeiros ou presa.
Downloads
Referências
AMANTE, E., BERLATO, M. A., GESSINGER, G. I. et al. Biologia do “serrador” da acácia-negra”, Oncideres impluviata (Germar, 1824) (Col.: Cerambycidae) no Rio Grande do Sul. I. Etologia. Agronomia Sulriograndense, v.12, n.1, p.3-4, 1976.
BAUCKE, O. Biologia e controle do serrador da acácia-negra. Porto Alegre: Sec. Neg. Agric. Ind. Com., 1958, 59p.
BAUCKE, O. O inseto-fauna da acácia-negra no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Sec. Neg. Agric. Ind. Com., 1962, 32p.
BUCK, P. Insetos criados em galhos cortados. Iheringia, Zoologia, Porto Alegre, n.4, p.3-7, 1957.
KIRCH, E. Estudo dos inimigos naturais de Oncideres impluviata (Germar, 1824) em Mimosa scabrella Benth. Curitiba, Univ. Fed. do Paraná, 1983. 63p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Santa Maria, 1980.
PEDROSO, D. J. Contribuição ao estudo de Oncideres impluviata (Germar, 1824) e seus danos na bracatinga (Mimosa scabrella Benth.). Curitiba: UFPr, 1980. 83p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal do Paraná, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.