APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A PUBLICIDADE COLABORATIVA: UMA COLABORAÇÃO PARA A PESQUISA

Autores

  • Lúcio Amaral ESPM Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X9033

Resumo

Uma das atuais fontes de informação para as marcas reside nos usuários da internet. Isso se deve, em grande parte, pela propagação de ferramentas de produção e compartilhamento de conteúdos advindos com a web 2.0 e com a cultura do "do it yourself". Com base nisso, o presente trabalho pretende apresentar alguns elementos que possam ter contribuído para a ascensão do fenômeno da publicidade colaborativa, além de colaborar com a pesquisa desse fenômeno, que ainda se encontra em uma fase inicial.

 

Notas iniciales sobre la Publicidad Colaborativa: una colaboración para la investigación

 

Resumen

Una de las actuales fuentes de información para las marcas radica en los usuarios de internet. Esto se debe, en gran parte, por la difusión de las herramientas de producción y distribución de contenidos que llegan a la web 2.0 y la cultura del "do it yourself". En base a esto, este artículo presenta algunos elementos que pueden haber contribuido al aumento del fenómeno de la publicidad colaborativa, además de apoyar la investigación de este fenómeno, que todavía está en una etapa temprana.

Palabras clave

Publicidad colaborativa, publicidad amateur, web 2.0

 

 

Initial notes of the Collaborative Advertising: a collaboration for research

 

Abstract

One of the current sources of information for brands lies in internet users. This is due, in large part, by the spread of  production and sharing of content tools coming to web 2.0 and the "do it yourself" culture. Based on this, this paper presents some elements that may have contributed to the rise of the collaborative advertising phenomenon, in addition to supporting the research of this phenomenon, which is still at an early stage.

Keywords

Collaborative advertising, amateur advertising, web 2.0.

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Biografia do Autor

Lúcio Amaral, ESPM Sul

Publicitário (UFSM), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos) e integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design (Unisinos). Atualmente é professor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Sul e do curso técnico de Publicidade da Ftec Porto Alegre. E-mail: lucio@lucioamaral.com.br.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Amaral, L. (2015). APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A PUBLICIDADE COLABORATIVA: UMA COLABORAÇÃO PARA A PESQUISA. Cadernos De Comunicação, 18(2). https://doi.org/10.5902/2316882X9033

Edição

Seção

Artigos