A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: O DISCURSO QUE SALVA EM MOMENTOS DE CRISE

Rodrigo Muniz Nogueira, Leila Arruda Pinto

Resumo


O presente trabalho propõe analisar a necessidade da implantação de um sistema de comunicação para as empresas, a fim de criar condições para consolidação de sua reputação por meio de estratégias criadas a partir de ferramentas do campo da assessoria de comunicação. No que tange ao procedimento metodológico do estudo, vale destacar que o mesmo está referendado numa revisão bibliográfica capaz de criar subsídios na contemplação dos seguintes temas: comunicação organizacional, comunicação integrada e gerenciamento de crises.

La comunicación en las organizaciones: el discurso que ahorra en tiempos de crisis

Resumen: Este estudio tiene como objetivo analizar la necesidad de la implementación de un sistema de comunicación para las empresas a fin de crear las condiciones para la consolidación de su reputación por medio de estrategias creadas por las herramientas del campo de la consultoría de comunicación. Cuanto al enfoque metodológico, cabe destacar que lo mismo está respaldado por una bibliografía capaz de crear subsidios en la contemplación de los siguientes temas: la comunicación organizacional comunicación, integrada y gestión de crisis.

Palabras clave: Comunicación Organizacional; Crisis Management; Imagen;

Comunicación Integrada The communication in organizations: the speech that saves in crisis moments

Abstract: This study aims to analyze the need of the implementation of a communication system for companies in order to create conditions for consolidating its reputation through strategies created from tools of the field of communications consultancy. Regarding the methodological approach of the study, it is noteworthy that the same is countersigned on a literature review able to create subsidies in contemplation of the following topics: organizational communication, integrated communication and crisis management.

Keywords: Organizational Communication; Crisis Management; Image; Integrated Communication


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X8224



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.