INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA: CARMEN MIRANDA NO MUNDO DA ARTE E DO CONSUMO

Eliane Meire Soares Raslan

Resumo


Indústria cinematográfica: carmen miranda no mundo da arte e do consumo

Resumo: Pensando no cinema arte, que existiu ou não, consideramos que ele nunca deixou de ser comercializado. As ideias do cineasta François Truffaut sobre o cinema na sua expressão e sentido nos permitem exemplificar a comercialização dos filmes com Carmen Miranda, figura que colaborou para alavancar a indústria cinematográfica com alto índice de aceitação dos filmes norte-americanos em diversos países. Analisamos as atitudes e consequências dos cineastas buscando a preferência do espectador e do consumo, sobretudo, tratando a questão da estética.

Palavras-chave: Arte; Carmen Miranda; indústria cinematográfica; consumo.

 


FILM INDUSTRY: CARMEN MIRANDA IN THE WORLD OF THE ART AND CONSUMPTION

Abstract: Thinking in cinema art, which existe dor not, consider that he never ceased to be traded. The ideas of filmmaker François Truffaut about the film in its expression and direction allow us to exemplify the marketing of movies with Carmen Miranda, who collaborated figure to boost film industry with high acceptance of U.S. films in various countries. We analyze the attitudes and consequences of filmmakers seeking viewer preference and consumption, particularly, treating the question of aesthetics.

Keywords: Art; Carmen Miranda; film industry; consumption.

 


INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA: CARMEN MIRANDA EN EL MUNDO DEL ARTE Y EL CONSUMO

Resumen: Pensando en el arte del cine, que existió o no, tenga en cuenta que él nunca dejó de ser comercializados. Las ideas del cineasta François Truffaut en el cine en su expresión y la dirección nos permiten ejemplificar la comercialización de las películas con Carmen Miranda, figura la cooperación para impulsar la industria del cine con un alto nivel de aceptación de las películas americanas en diferentes países. Analizadas las actitudes y las consecuencias de los cineastas que buscan la elección del espectador y el consumo, sobre todo por el tratamiento de la cuestión de la estética.

Palabras clave: Arte; Carmen Miranda; industria del cine; consumo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X7596



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.