Adolescer no acolhimento institucional: percepção dos educadores sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X75427

Palavras-chave:

Adolescentes, Acolhimento institucional., Educador social

Resumo

O acolhimento institucional é uma modalidade de cuidado substituto utilizada quando os direitos da criança e do adolescente estão ameaçados. O adolescente acolhido está em situação de fragilidade considerando que muitos já vivenciaram muitas situações de risco, como violências de todos os tipos. O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos educadores sociais sobre os adolescentes que moram em acolhimento institucional. Nove educadores sociais responderam a uma entrevista. Os principais resultados sinalizam que os desafios do educar adolescentes são marcados pelos efeitos tanto da adolescência quanto das vivências de violência pregressa e atual, busca da constituição da identidade vivida com pouco suporte social e emocional, vivência de comportamentos de risco.

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Biografia do Autor

Danusa Scremin Rolim, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Franciscana (2012). Mestranda em Psicologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria- RS). Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação- Especialização em Psicologia Cognitivo-comportamental pela Cognitivo. Atualmente é psicóloga clínica na Secretaria Municipal de Saúde em São Pedro do Sul/RS.

Aline Cardoso Siqueria, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Psicologia da UFSM. Orientadora dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Ciências da Saúde.

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Scremin Rolim, D., & Cardoso Siqueria, A. (2023). Adolescer no acolhimento institucional: percepção dos educadores sociais. Cadernos De Comunicação, 27(2). https://doi.org/10.5902/2316882X75427

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes