Perfil sociológico del reportero aficionado en la región Agreste de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X73452

Palabras clave:

Reportero aficionado, Periodismo, Provisiones Sociales, Noticias

Resumen

Con los aportes teóricos y metodológicos de una sociología a escala del individuo, de Lahire (2002; 2004; 2005; 2006; 2010a; 2010b), presentamos, a partir de entrevistas en profundidad, el perfil sociológico de un actor en el Región Agreste de Pernambuco, que produce noticias en internet en ausencia de conglomerados de comunicación. Finalmente, se considera que el reportero aficionado (BORGES, 2015) ha desarrollado un espacio informativo propio con disposición social para mejorar la calidad de vida en su ciudad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia, mestra em Comunicação, especialista em História Contemporânea e graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Inovação Social e professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação, da UFPE. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de redes e tecnologias sociais, mídias digitais, mídias sonoras, rádio expandido, comunicação e educação popular, política e cultura participativa. É autora do livro "O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum" e uma das organizadoras dos livros "Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação - artigos acadêmicos e relatos profissionais", volumes 1 e 2.

Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

Coordenador da Pós-Graduação de Comunicação e Inovação Social, da UFPE. Jornalista e professor adjunto do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Jornalista e mestre em Comunicação também pela UFPE.

Rodrigo Miranda Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da UFPE-CAA, no Núcleo de Design e Comunicação. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Bom Jesus Ielusc (2007), mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) na linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Comunicação, Teorias da Comunicação, Materialidades da Comunicação, Teoria do Meio, Escola de Toronto de Comunicação, Antropologia da Técnica, Filosofia da Técnica, Harold Innis e Marshall McLuhan. 

Citas

BORGES, S. O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum. Recife: Editora Cepe, 2015.

BOURDIEU, P. Razões práticas. São Paulo: Papirus, 1996.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil: 2003.

CORNU, D. Ética da Informação. Bauru: EDUSC, 1998.

HUEMPFER, S.. Facebook Remains the Dominant Social Platform [Infographic]. SocialMediaToday. 30 mai. 2017. Disponível em: https://www.socialmediatoday.com/social-networks/facebook-remains-dominant-social-platform-infographic Acesso em: 09 out 2023.

JURNO, A.; DALBEN,S.. Questões e apontamentos para o estudo de algoritmos. Revista Parágrafo. São Paulo, Brasil, v.6, n.1, p. 17-29, jan./abr. 2018.

KEMP, S.. DIGITAL 2023: BRAZIL. Datareportal. 12 fev. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil Acesso em: 06 out 2023.

LAHIRE, B. O homem plural. Petrópolis, RJ: Vozes: 2002.

LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed: 2004.

LAHIRE, B. Patrimônios individuais de disposições para uma sociología à escala individual. Sociologia, problemas e práticas, n. 49, pág. 11-42, 2005.

LAHIRE, B. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed: 2006.

LAHIRE, B. Por uma sociologia disposicionalista e contextualista da ação. In: JUNQUEIRA, L.(org ). Cultura e classes sociais na perspectiva disposicionalista. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 17-36, 2010a.

LAHIRE, B. O campo, o mundo e o jogo: o universo literário em questão. In: JUNQUEIRA, L.(org ). Cultura e classes sociais na perspectiva disposicionalista. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 17-36, 2010b.

PROJOR (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo). Atlas da Notícia [on-line]. São Paulo: 2018. Disponível em https://www.projor.org.br/atlas-da-noticia/ Acesso: 10 dez. 2021.

SBARAI, R. S. A. Minha notícia, IReport e OhmyNews: modelos de cooperação ou colaboração no jornalismo digital? IN: LIMA JUNIOR, W. T. (org.). Comunicação, tecnologia e cultura de rede. São Paulo: Momento Editorial, p. 12-39, 2011. Disponível em: <http://www.livroteccred.blogspot.com> Último acesso em: outubro de 2021.

SMYRNAIOS, N.; REBILLARD, F.. How infomediation platforms took over the news: a longitudinal perspective. The Political Economy of Communication, 2019, v. 7, n. 1, p. 30-50.

Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Borges de Oliveira, S., Gouveia Moreira, D., & Miranda Barbosa, R. (2024). Perfil sociológico del reportero aficionado en la región Agreste de Pernambuco. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X73452

Número

Sección

Artigos