Eleições, estratégias de campanha e TV: análise dos programas do candidato Alexandre Kalil (PSD) no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na eleição de BH em 2020

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Iuri Fontora Almeida Universidade Federal de São João Del-Rei

Palavras-chave:

HGPE, Eleições 2020, Prefeitura de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, Covid-19,

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, as eleições municipais de 2020 foram realizadas com restrições nos atos de campanha e mais investimentos em estratégias de mídia. Em Belo Horizonte, a disputa foi encerrada ainda no primeiro turno com a vitória folgada do prefeito Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição, que venceu com 63,33% dos votos, contra 14 concorrentes. O artigo analisa as estratégias de Kalil no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), tomando como base 20 programas inéditos. Pretende-se identificar as temáticas acionadas, a imagem construída por Kalil e como tratou a pandemia da Covid.

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Biografia do Autor

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Comunicação Social pela UFMG, mestre em Doutor pelo IUPERJ, docente e pesquisador no Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação social da UFJF.

Iuri Fontora Almeida, Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

de Oliveira, L. A., & Fontora Almeida, I. (2022). Eleições, estratégias de campanha e TV: análise dos programas do candidato Alexandre Kalil (PSD) no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na eleição de BH em 2020. Cadernos De Comunicação, 25(3), 20. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68073

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas (por Monica Carniello e Flavi Lisboa)