Infográfico 6 - Observação participante, pesquisa participante e pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X67068

Resumo

O Projeto Oriente está associado às Disciplinas de Teoria e Método de Pesquisa I e II dos Cursos de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Visa dar suporte para o desenvolvimento de materiais didáticos e ferramentas digitais de inovação científica. Iniciou-se em 2020 no contexto do Ensino Remoto a partir da criação de 14 infográficos metodológicos e de 4 podcasts com alunos que estavam em processo ou já tinham defendido o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Os infográficos objeto da Seção Experimentação do Periódico Cadernos de Comunicação foram criados em outubro de 2020 pelo monitor da Disciplina de TMPC II, com créditos dos pictogramas para o site “flaticon.com” e utilizando as licenças creative commons BY NC SA. Projeta-se, para o primeiro semestre de 2021, dois eixos de ação com desdobramentos na escrita de Cartilhas e na descoberta de ferramentas digitais de inovação científica. A longo prazo a intenção é a constituição de um banco de dados de informações em diferentes formatos (infográficos, podcast, cartilhas, dentre outros) e ferramentas científicas que contribua para o ensino de Teorias e Métodos de Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Marques Gomes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BARROS, Antônio Teixeira; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A elaboração do projeto de pesquisa. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Gomes, C. M. (2021). Infográfico 6 - Observação participante, pesquisa participante e pesquisa-ação. Cadernos De Comunicação, 25(1). https://doi.org/10.5902/2316882X67068

Edição

Seção

Experimentação