A ASCENSÃO DA CONCEPÇÃO CARTESIANA AO JORNALISMO

Autores

  • Camila Mozzini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X6375

Resumo

A partir de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca problematizar historicamente a construção do preceito de verdade objetiva enquanto elemento fundante das práticas profissionais no jornalismo brasileiro a partir de meados do século XIX. Para isso, analisa-se a imbricação entre a constituição epistemológica moderna da noção de verdade em Descartes, Comte e em autores do Círculo de Viena e a concepção de objetividade jornalística no processo de empresariamento midiático no Brasil. Tal intento objetiva visibilizar a insuficiência desta postura de neutralidade a partir da denúncia do desencantamento da comunicação.

SUMMARY

 

Using a bibliographic research as starting point, this article seeks to problematize on a historical basis the construction of the concept of objective truth as a foundational element of the professional practices in Brazilian journalism since the 19th century. For this to be accomplished, the imbrication between these elements, namely, the constitution of the modern epistemological notion of truth in Descartes, Comte, and the authors of the Vienna Circle and the concept of journalistic objectivity in the process of media entrepreneurship in Brazil will be analyzed. This attempt aims, starting from the denunciation of the disenchantment of communication, to show the failure of this neutrality posture.

 

KEY-WORDS: Objectivity; truth; science; business journalism.

 

 

RESUMEN

 

Desde una búsqueda bibliográfica, este artículo busca problematizar la construción histórica del precepto de verdad objetiva como um elemento fundante de las prácticas profesionales em el periodismo brasileño desde el siglo XIX. Para eso, se analisa la imbricación entre la constitución de la noción epistemológica moderna de verdad en Descartes, Comte e en los autores del Círculo de Viena y el concepto de objetividad periodística en el proceso de ‘empresariamiento’ de lós medios de comunicación en Brasil. Este intento tiene como objetivo visualizar la insufuciencia de esta postura de neutralidad a partir de la denuncia del desencantamiento de la comunicación.

 

PALABRAS-CLAVE: Objetividad; verdad; ciencia; periodismo empresarial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mozzini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é mestranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Mozzini, C. (2013). A ASCENSÃO DA CONCEPÇÃO CARTESIANA AO JORNALISMO. Cadernos De Comunicação, 16(2). https://doi.org/10.5902/2316882X6375

Edição

Seção

Artigos