IDENTIDADE DE GÊNERO: ANOTAÇÕES SOBRE A MASCULINIDADE CONTEMPORÂNEA NA PUBLICIDADE

Autores

  • Filipe Bordinhão Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X5839

Resumo

Resumo:

O presente trabalho analisa publicidades contemporâneas com o objetivo de observar a representação da masculinidade, especificamente, aspectos como a estética/sexualidade, a família e o trabalho, tendo em vista as mudanças que o padrão masculino hegemônico sofre nas últimas décadas. Fato estimulado pela intensificação do processo de globalização que levou a uma crise de identidades, entre elas a de gênero. Com isso, a publicidade torna-se uma das principais matrizes promotora de representações que servem como referência para que o homem contemporâneo (re)construa sua identidade de gênero.

Resúmen: El presente trabajo analiza publicidades contemporáneas con el objetivo de observar la representación de la masculinidad, específicamente, aspectos como la estética/sexualidad, la familia y el trabajo, teniendo en cuenta los cambios que la padronización del masculino hegemónico ha sufrido en las últimas décadas. Hecho estimulado por la intensificación del proceso de globalización que llevó a una crisis de identidades, entre ellas la del género. Con esto, la publicidad se torna una de las principales matrices promotora de representaciones que sirven como referencia para que el hombre contemporáneo reconstruya su identidad de género.

Palabras Clave: Identidad; Género Masculino; Publicidad.

Abstract: This paper examines contemporary advertising in order to observe the representation of masculinity, specifically, issues such as aesthetics / sexuality, family and work, in view of the changes that the hegemonic male pattern suffers in recent decades. Indeed stimulated by the intensification of the globalization process that led to a crisis of identity, including the gender. Therefore, advertising becomes a major promoter of matrix representations that serve as reference for the modern man (re) construct their gender identity.

KeyWords: Identity; Gender Masculine; Advertising.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Bordinhão, F. (2012). IDENTIDADE DE GÊNERO: ANOTAÇÕES SOBRE A MASCULINIDADE CONTEMPORÂNEA NA PUBLICIDADE. Cadernos De Comunicação, 16(1). https://doi.org/10.5902/2316882X5839

Edição

Seção

Artigos