O OBJETO E O LUGAR HÍBRIDO: UMA RELEITURA DE DOM QUIXOTE NA ARTE

Karen Greco Soares, Tiago Costa Martins

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir as inserções de uma hibridação no segmento da arte, através da releitura de esculturas que retratam a figura do cavaleiro “Dom Quixote”, obra de Miguel de Cervantes. A reflexão proposta parte de uma contextualização histórica das reformulações do conceito de cultura e da compreensão pertinente à dinâmica atual no contexto da globalização cultural. Na perspectiva de entender a intensificação contemporânea das interações das culturas pelos deslocamentos espaciais e midiáticos, este estudo visa contribuir com as pesquisas sobre hibridismo, globalização, arte e comunicação através da “leitura” de Dom Quixote na obra de um artista plástico. Destacam-se, assim, as peculiaridades híbridas do objeto e do lugar como fatores preponderantes da produção cultural.

The object and the hybrid place: a reinterpretation of Don Quixot in art

Abstract: In a perspective of understand the contemporary intensification of the interaction of cultures by spatial displacements and media, this study aims to contribute with the researches about hybridism, globalization, art and communication through the “reading” of Don Quixote in the work of an artist. Thus highlights the hybrid peculiarities of the object and place as the most important factors of cultural production.

Keywords: Culture; Globalization; Cultural hybridism

El objeto y el sitio hibrido: una relectura de Don Quijote en la arte

Resumen: En la perspectiva de entender la intensificación contemporánea de las interacciones de las culturas por los desalojamientos espaciales y mediáticos, este estudio busca contribuir con las investigaciones sobre hibridismo, globalización; arte y comunicación por medio de la “lectura” de don Quijote en la obra de un artista plástico. Destacase, así, las peculiaridades hibridas del objeto y del sitio como factores preponderantes de la producción cultural.

Palabras Clave: Cultura; Globalización; Hibridismo cultural


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X4721



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