Representações de mulheres congolesas no Théâtre Popular e criação de cenas de conflito

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Olga Kambilo Koho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Princess Kambilo Ekomba UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X36733

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo destacar e evidenciar algumas opressões de gênero presentes em representações da mulher no “théâtre” popular congolês. Para tanto, analisamos duas cenas polêmicas do théâtreElateli ya ba mama” (O vestuário das mulheres), transmitido pela plataforma Youtube e produzido pelo Grupo Topvision. Essa narrativa relata conflitos morais relativos a padrões de comportamento, exposição pública do corpo e desvalorização da mulher, permitindo tanto a reafirmação de normas, quanto seu questionamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e professora do Programa de Pós-graduação dessa mesma instituição. Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Université Stendhal - Grenoble 3.

Olga Kambilo Koho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

Princess Kambilo Ekomba, UFMG

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Referências

ARDICHIE, Chimamanda. Sejamos todos feministas. São Paulo Companhia das Letras, 2012.

Article 19 (Organization), (2003). La voix des femmes et le théâtre africain: études des cas du Kenya, du Mali, de la République Démocratique du Congo et du Zimbabwe. Braamfontein: Article 19. In : <https://www.article19.org/data/files/pdfs/publications/femmes-et-theatre-africain-french.PDF>, acesso em 12/09/2017.

BERTH, Joyce. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luiz F. Teoria política feminista: textos centrais. 11. ed. Vinhedo e Niterói: Horizonte e Editora da Universidade Federal Fluminense, 2013.

BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea Revista de Sociologia da UFSCar, São Carlos, 3 (1): 2011, p. 13-33.

CAFCO. Cahier des charges de la femme Congolaise Kinshasa, 2016. Disponível em : < https://www.radiookapi.net/sites/default/files/2016-09/cahier_des_charges_de_la_femme_congolaise_-_final.pdf>, acesso em 02/11/2018.

CELEUMANS, Mieke, FAUCONNIER, Guido, Mass media : the image, role, and social conditions of women : a collection and analysis of research materials. Paris : Unesco ; [New York] : [Distributed by Unipub], 1979.

COMHAIRE-SYLVAIN Suzanne. Femmes de Kinshasa, hier et aujourd’hui. Paris : La Haye, École Pratique des Hautes Études and Mouton et Cie., 1968. 383 p.

FRÈRE, Marie-Soleil. Le paysage médiatique congolais : état des lieux, enjeux et défis. Paris : France Coopération International, 2008.

HALL, Susan. Life and More Life: An Introduction to African Women’s Theology, The Other Journal, August 2005.

KIBANGALA, Tresor. “Rd congo: 2e pays le plus dangereux pour les femmes ? ». 2011. In : <http://desgrandslacs.blogs.france24.com/article/2011/06/19/rd-congo-2e-pays-le-plus-dangereux-pour-les-femmes-0.html>, acesso em 24/10/2018.

KIGOMA, Julie. La Femme Congolaise 50 Ans Après, 26/06/2010. In : < http://africabawatu.blogspot.com.br/2012/02/la-femme-congolaise-50-ans-apres.html>, acesso em 10/10/2017.

KIHINDOU, Liss ; RAMATA, Noël Kodia. « Un coup de théâtre : Histoire du théâtre congolais » de Gaston M’bemba-Ndoumba (Resenha e entrevista), 23/02/2009. In : <http://www.congopage.com/Un-coup-de-theatre-Histoire-du-theatre-congolais-de-Gaston-M-bemba-Ndoumba>, acesso em 02/12/2017.

MALU-MALU Jean-Jacques Arthur. Le Congo-Kinshasa. Éditions Karthala : Paris, 2002. 396 p.

MALU MUSWAMBA, Rosalie. "L’accession des femmes congolaises au savoir dans une perspective historique", Mémoire de maîtrise en histoire, Québec, Université Laval, 2005. 163 p.

MALU MUSWAMBA, Rosalie. Le travail des femmes en République démocratique du Congo : exploitation ou promesse d’autonomie ? Paris : UNESCO, mars 2006, 117 p.

MARQUES, A. C. S. Ficção, Cotidiano e Narrativa: entre o visto e o vivido. In: Revista de Estudos de Comunicação, v. 8, n. 15, p. 29- 39, 2007.

MARQUES, Angela; MARTINO, Luis Mauro Sá. Mídia, ética e esfera pública. Belo Horizonte, PPGCOM-UFMG, 2016.

M’BEMBA-NDOUMBA, Gaston. Un coup de théâtre: Histoire du théâtre congolais. Paris : l’Harmattan, 2009.

MBWANGI, Julien. Le théâtre africain et ses caractéristiques. Thèse de doctorat en Langues et Lettres. Université Libre de Bruxelles, 2015.

MICHEL, A. (ed.). Femmes, sexisme et sociétés, Paris: Presses Universitaires de France, 1977.

MELLEN, Joan. The Waves at Genji's Door: Japan through its cinema. New York: Pantheon Books, 1976.

MILES, Betty. Channeling Children. Sex Stereotyping in Prime Time TV, Princeton, N. J. Women on Words and Images, 1975.

MUKENDI, André Lubanza. Le genre à l'épreuve de la culture: étude chez les Lubas et les Lega du Congo. Rabat Maroc : Codesria, 2011.

MUSENGESHI, Apolline. In : La voix des femmes et le théâtre africain. África do Sul : Article 19, 2003.

NKULU, Celestine W.K. (org.). La voix des femmes et le théâtre africain. África do Sul : Article 19, 2003.

PANAGIA, Davide. Dissenting words: a conversation with Jacques Rancière. Diacritics, v.30, n.2, 2000, p.113-126.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SANTOS, Diego dos. “O conceito de teatro”, publicado em 22/01/2010, In: <https://mulongiiambote.com/2010/01/22/o-conceito-de-teatro/>, acesso em 22/11/17.

SÉGUIN, Angèle. “Le théâtre, une voix pour les femmes congolaises”, 03/11/2017. In: < https://test.lafabriqueculturelle.tv/capsules/10259/le-theatre-une-voix-pour-les-femmes-congolaises>, acesso em 29/11/17.

XAVIER, Ismail. “Melodrama, ou a sedução da moral negociada”. In: Novos Estudos Cebrap, n.57, jul 2000, pp.81-90.

YATALA, Constantin. Parité em RDC: L’ « infra-constitutionalité » matérielle du principe de la parité homme-femme en droit congolais. 2014. Disponível em : < https://www.droitcongolais.info/files/PARIT--EN-RDC-II.pdf>, acesso em 11/11/2018.

YOKA, André lye Mubada. « Arts de la scène à Kinshasa : quelques repères Histoire et évolution de l’animation artistique au Congo », Alternatives théâtrales, n.121, 2014, p.1-2. Ver : < http://www.alternativestheatrales.be/imagesdb/pdf/andrelyemudabayoka.pdf>, acesso em 24/11/17.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

Salgueiro Marques, Ângela C., Koho, O. K., & Ekomba, P. K. (2019). Representações de mulheres congolesas no Théâtre Popular e criação de cenas de conflito. Cadernos De Comunicação, 23(1). https://doi.org/10.5902/2316882X36733

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gêneros e Interseccionalidades