Reflexões sobre Segurança Pública e Forças Armadas: o exemplo da tragédia da Boate Kiss de Santa Maria/RS

Autores

  • Gabriela Schneider Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/GECAP - Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP-UFSM)
  • Igor Castellano da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X35724

Resumo

A atuação recorrente das Forças Armadas (FA) na seara da segurança pública no Brasil contemporâneo tem chamado atenção nos últimos anos, sobretudo por não ser responsabilidade constitucional originária das FA atuar nesse âmbito. O presente artigo visa compreender o contexto que envolve o papel de atuação das FA no Brasil em casos de operações de Garantia da Lei e da Ordem e de tragédias sociais e situações de calamidade pública, trazendo como exemplo o caso específico da tragédia ocorrida na Boate Kiss em Santa Maria/RS. Além disso, prospectamos a importância de se compreender a segurança pública a partir de um enfoque amplo e preventivo e não somente repressivo de efeitos paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Schneider, G., & Castellano da Silva, I. (2019). Reflexões sobre Segurança Pública e Forças Armadas: o exemplo da tragédia da Boate Kiss de Santa Maria/RS. Cadernos De Comunicação, 1(1). https://doi.org/10.5902/2316882X35724

Edição

Seção

Dossiê Temático: Kiss