Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil

Autores

  • Fábio Alexandre da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Graziele Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X34477

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as transformações do ethos religioso do movimento neopentecostal no Brasil. Como objeto de estudo, destaca-se o programa televisivo Show da Fé, entendido como disseminador da teologia da prosperidade, a qual sustenta valores próprios do capitalismo, como o afastamento do ascetismo, o consumismo e a legitimação do capital. 

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2020-2023). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2020). Licenciado em História pela Universidade Norte do Paraná (2017). Possui experiência na área educacional, tendo ministrado aula na Educação Básica, Técnica e Superior, e desenvolve pesquisas principalmente nos campos de Teoria e Metodologia da História, Ensino de História e História do Brasil. E-mail: fabioxandy@hotmail.com

Graziele Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020-2023). Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2019). Especialista em Geopolítica e Relações Internacionais pela Rede de Educação Claretiano (2016). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela União Educacional de Cascavel (2015) e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010). E-mail: grazielecomz@gmail.com

 

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

da Silva, F. A., & Rodrigues de Oliveira, G. (2020). Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil. Cadernos De Comunicação, 23(3). https://doi.org/10.5902/2316882X34477

Edição

Seção

Artigos