Perfeccionamiento, acreditación y comunicación del sistema de Prácticas Profesionales de la Licenciatura en Turismo, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México.

Manuel Ramón González Herrera, Laura Estela Anguiano, Julián Hernández Alberto Álvarez Hernández, Ana Carolina Medina García

Resumo


Se presentan los resultados de la reestructuración del componente práctico formativo del programa de Turismo de la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez de acuerdo con la re-conceptualización del Plan de Estudio. Como parte de este se realizó una valoración de los antecedentes programáticos de las prácticas; se caracterizó el escenario actual y se concluyó con la identificación de las principales experiencias de aprendizaje y compromisos a futuro.

Palabras clave: turismo, educación, prácticas profesionales, acreditación, calidad.

Melhoria, credenciamento e comunicação do sistema de Práticas Profissionais da Licenciatura em Turismo, Universidade Autónoma de Ciudad Juárez, México.

Resumo: São apresentados, no presente artigo, os resultados alcançados em relação ao processo de melhoria contínua do “Programa de Prácticas” da licenciatura em Turismo da Universidad Autônoma de Ciudad Juarez de acordo com a reformulação do Plano de Estudos. O artigo inclui uma avaliação dos antecedentes programáticos da Formação Profissional Prática em Turismo na UACJ e a caracterização do cenário atual concluindo com a identificação de experiências-chave de aprendizagem e compromissos futuros.

Palavras-chave: turismo, educação, práticas profissionais, credenciamento, qualidade.

Improvement, accreditation and communication of th e system of Professional Practices of th e Degree in Tourism, Autonomous University of Ciudad Juarez, Mexico.

Abstract: The results of the restructuring of the practical training of the Tourism Program at the Autonomous University of Ciudad Juarez is presented in accordance with the re-conceptualization of the Study Program. This includes an assessment of the programmatic background of the Practical Professional Formation; and the characterization of the current scenario. The study concludes with the identification of key learning experiences and future commitments.

Keywords: tourism, education, professional training, accreditation, quality.

 


Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X25794



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.