Representações da identidade nacional na campanha publicitária Keep walking, Brazil

Autores

  • Pauline Neutzling Fraga Centro Universitario Franciscano
  • Ada Cristina Machado Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X25756

Resumo

O artigo ocupa-se da investigação das representações de brasilidade presentes na campanha publicitária Keep walking, Brazil (2011), da marca Johnnie Walker. Como objetivo geral pretendeu-se investigar quais os principais traços da identidade nacional brasileira presentes na campanha e as prováveis relações de poder implícitas, considerando-se as formas simbólicas propostas.

Palavras chave: Mídia; Representações; Identidade cultural; Narrativa publicitária; Brasilidade.

Las representaciones de la identidad nacional en la campaña de publicidad Keep walking, Brazil

Resumen: El artículo trata de la investigación de las representaciones presentes en la campaña publicitaria Keep Walking, Brazil (2011), de la marca Johnnie Walker. Como objetivo general se pretende investigar cuáles son las principales características de la identidad nacional brasileña presentes en la campaña y las probables relaciones del poder implícitas, considerando las formas simbólicas propuestas.

Palabras clave: Medios de comunicación; Representaciones; Identidad cultural; Narración publicitaria. Brasilidad.

Representations of national identity in the advertising campaign Keep walking, Brazil

Abstract: The article deals with the investigation of the Brazilianness present representations in the hype Keep walking, Brazil (2011), by brand Johnnie Walker. As a general objective was intended to investigate what the main features of Brazilian national identity in the present campaign and the probable relationship of implied power, considering that the symbolic forms proposed.

Key words: Media; Representations; Cultural Identity; Narrative Advertising; Brasility.




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Biografia do Autor

Pauline Neutzling Fraga, Centro Universitario Franciscano

Doutora (2016) e Mestre (2009) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas, ambas titulações sob orientação da professora titular Dra. Ada Cristina Machado da Silveira. Graduada (2003) em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, também pela UFSM. Foi professora substituta no Curso de Comunicação Social da UFSM para o Curso de Publicidade e Propaganda (2006 a 2008). Possui experiência profissional em agências de publicidade, especialmente nas áreas de redação e criação publicitária. Desde 2009 é professora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e, desde 2011, Coordenadora da Gema - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda.

Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doctorado en Periodismo pela Universitat Autònoma de Barcelona (2000). Estágio pós-doutoral na Sorbonne III (França) e na Universidad Nacional de Quilmes (Argentina). Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisador do CNPq (Pq2).
E-mail: adac.machadosilveira@gmail.com

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Publicado

2017-10-08

Como Citar

Fraga, P. N., & Silveira, A. C. M. (2017). Representações da identidade nacional na campanha publicitária Keep walking, Brazil. Cadernos De Comunicação, 21(1). https://doi.org/10.5902/2316882X25756

Edição

Seção

Comunicação de Resultados de Pesquisa

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