Imaginário e representação social da marca Rio na comemoração dos 450 anos da cidade: narrativas para o consumo turístico

Autores

  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Flávia Barroso de Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X22895

Resumo

Conjugando teorias sobre imaginário, representação social e branding, este artigo estuda a marca “Rio” a partir de uma de suas manifestações, a marca “Rio 450 anos”. A análise aponta que o percurso da marca privilegia a passagem da identidade individual para a coletiva, reforça seu imaginário festivo e o ethos de cidade espetáculo; indicando a estratégia de (re)inserção da cidade no circuito turístico internacional.

Palavras-chave: Branding; Imaginário Urbano; Marca-cidade; Turismo; Representações Sociais.


Imaginary and social representation of the brand Rio in the celebration of the 450th anniversary of the city: narratives for tourist consumption

Abstract: Combining theories about imaginary, social representation and branding, this paper studies the brand “Rio” from one of its manifestations, the brand “Rio 450 years”. The analysis shows that the construction of the brand favors the passage from individual to collective identity, reinforces its festive imagery and the ethos of spectacle city; indicating the strategy of the city to (re)insert itself in the international tourist circuit.

Keywords:Branding; Urban imaginary; City-Brand; Tourism; Social Representations.


Imaginario y representación social de la marca Rio en la conmemoración de los 450 años de la ciudad: narrativas para el consumo turístico

Resumen: Conjugando teorías acerca del imaginario, de la representación social y de la marca, este artículo estudia la marca “Rio” desde una de sus manifestaciones, la marca “Rio 450 años”. El análisis señala que la construcción de la marca favorece la transición de la identidad individual a la colectiva, refuerza su imagen festiva y el ethos de ciudad espectáculo; lo que indica su estrategia de (re)inserción en el circuito turístico internacional.

Palabras clave: Branding; Imaginario urbano; Marca-ciudad; Turismo; Representaciones Sociales.

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Biografia do Autor

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010), Mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 1996) e Economista (UFRJ, 1993). Professor Adjunto da PUC-Rio, onde leciona nos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Possui ampla experiência como executivo de empresas nas áreas de comunicação e marketing.

Flávia Barroso de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Comunicação Social (UERJ), graduada em Jornalismo (PUC-Rio, 1995), com especialização em Marketing Empresarial (UNESA, 2001) e em Mídia, Tecnologia e Novas Práticas Educacionais (PUC-Rio, 2009). Acumula 18 anos de experiência no mercado corporativo, com atuação nas áreas de Comunicação e Marketing em grandes empresas nacionais e multinacionais

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Publicado

2016-11-02

Como Citar

Pessôa, L. A. G. de P., & Mello, F. B. de. (2016). Imaginário e representação social da marca Rio na comemoração dos 450 anos da cidade: narrativas para o consumo turístico. Cadernos De Comunicação, 20(3). https://doi.org/10.5902/2316882X22895

Edição

Seção

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo