Dona de casa e da própria vida? Leituras sobre o trabalho feminino na publicidade por mulheres da nova classe trabalhadora

Milena Freire Oliveira-Cruz

Resumo


No âmbito do campo da comunicação, trata-se de uma pesquisa com foco nas audiências filiadas aos Estudos Culturais. Portanto, aproxima-se das experiências vividas na cotidianidade pelos sujeitos para observar a conformação de suas identidades a partir da relação instituída entre comunicação e cultura. O estudo justifica-se pelas lacunas encontradas no campo da comunicação na articulação dos conceitos de classe e gênero como categorias analíticas, bem como pela necessária contribuição no âmbito dos estudos da recepção publicitária. A formulação teórica e analítica do objeto de estudo se dá pela articulação da teoria social de Pierre Bourdieu (em especial os conceitos de habitus de classe e de gênero) e a perspectiva das mediações de Jesus Martin-Barbero e do consumo midiático de Nestor Garcia Canclini. 

Dueña de c asa, dueña de la vida propia? L as lecturas de trabajo de la m ujer en la publicidad de las m ujeres de la nueva c lase o brera


Resumen: Esta tesis constituye un estudio de recepción de publicidad llevada a cabo en la ciudad de Santa Maria / RS, el cual fue dirigido a la comprensión de cómo las representaciones del trabajo delas mujeres presentes en la comunicación publicitaria son interpretadas por las mujeres de la nueva clase obrera y cómo estas representaciones colaboran para la conformación del habitus de clase y de género.
Palabras clave: Recepción la publicidad; Consumo de los medios; Clase; Género; Trabajo de la mujer.

Lady of the house, lady of her o wn? Studies on female labour in advertising by wom en from the new working class


Abstract: This thesis is an advertising reception study, realized in the city of Santa Maria (RS, Brazil), that aims to understand the ways in which the representations of female labour in advertising are interpreted by women from the new working class as well as the ways in which such representations collaborate with their class and gender habitus.
Keywords: Advertising Reception. Media Consumption. Class. Gender. Female Labour.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X22471



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