Capital social e relações públicas no enoturismo: Estudo de caso de um roteiro enoturístico da Serra Gaúcha

Ediane Bassanesi, Eduardo Robini da Silva, Fernanda Pauletto D'Arrigo, Ana Cristina Fachinelli

Resumo


O trabalho busca explorar o papel das atividades de Relações Públicas na formação de capital social em associações enoturísticas. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, ambientado no roteiro enoturístico Compassos Mérica–Mérica, na Serra Gaúcha. A pesquisa qualitativa exploratória mostrou que a comunicação é fundamental para o desenvolvimento do Capital Social no campo do enoturismo.

Palavras chaves: Enoturismo; Capital Social; Relações Públicas; Comunicação.

 

Social capital and public relations in enotourism: A case study of a wine tourism route of the Serra Gaúcha – Brazil

Abstract: The study aims to explore the role of public relations activities in the formation of social capital in enoturísticas associations. The research it is a case study, carried out in the Mérica-Mérica - Serra Gaúcha, Brazil. The exploratory qualitative research showed that communication is key to the development of Social Capital in the wine tourism field.

Keywords: Wine Tourism. Share capital. Public relations. Communication.


Capital social y las relaciones públicas en el enoturismo: Un estudio de caso de una ruta enoturística de la Serra Gaúcha - Brazil

Resumen: El trabajo tiene como objetivo explorar el papel de las actividades de relaciones públicas en la formación de capital social en las asociaciones enoturísticas. La investigación es un estudio de caso, conducido en la ruta del enoturismo Mérica-Mérica - Serra Gaúcha, Brazil. La investigación cualitativa exploratoria mostró que la comunicación es clave para el desarrollo del capital social en el campo del turismo del vino.

Palabras clave: Enoturismo; Capital social; Relaciones públicas; Comunicación.

 




Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X21578



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.