Capital social e relações públicas no enoturismo: Estudo de caso de um roteiro enoturístico da Serra Gaúcha

Autores

  • Ediane Bassanesi Universidade de Caxias do Sul
  • Eduardo Robini da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Pauletto D'Arrigo Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X21578

Resumo

O trabalho busca explorar o papel das atividades de Relações Públicas na formação de capital social em associações enoturísticas. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, ambientado no roteiro enoturístico Compassos Mérica–Mérica, na Serra Gaúcha. A pesquisa qualitativa exploratória mostrou que a comunicação é fundamental para o desenvolvimento do Capital Social no campo do enoturismo.

Palavras chaves: Enoturismo; Capital Social; Relações Públicas; Comunicação.

 

Social capital and public relations in enotourism: A case study of a wine tourism route of the Serra Gaúcha – Brazil

Abstract: The study aims to explore the role of public relations activities in the formation of social capital in enoturísticas associations. The research it is a case study, carried out in the Mérica-Mérica - Serra Gaúcha, Brazil. The exploratory qualitative research showed that communication is key to the development of Social Capital in the wine tourism field.

Keywords: Wine Tourism. Share capital. Public relations. Communication.


Capital social y las relaciones públicas en el enoturismo: Un estudio de caso de una ruta enoturística de la Serra Gaúcha - Brazil

Resumen: El trabajo tiene como objetivo explorar el papel de las actividades de relaciones públicas en la formación de capital social en las asociaciones enoturísticas. La investigación es un estudio de caso, conducido en la ruta del enoturismo Mérica-Mérica - Serra Gaúcha, Brazil. La investigación cualitativa exploratoria mostró que la comunicación es clave para el desarrollo del capital social en el campo del turismo del vino.

Palabras clave: Enoturismo; Capital social; Relaciones públicas; Comunicación.

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediane Bassanesi, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul

Eduardo Robini da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Graduação em Marketing pela Sociedade Educacional Riograndense.

Fernanda Pauletto D'Arrigo, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidade de Deusto. Doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Universidade de Poitiers.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Como Citar

Bassanesi, E., Silva, E. R. da, D’Arrigo, F. P., & Fachinelli, A. C. (2016). Capital social e relações públicas no enoturismo: Estudo de caso de um roteiro enoturístico da Serra Gaúcha. Cadernos De Comunicação, 20(3). https://doi.org/10.5902/2316882X21578

Edição

Seção

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo