A comunicação organizacional cultural e afetiva: uma reflexão das relações de trabalho criativa no contexto da economia criativa

Caroline Delevati Colpo

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de investigar, no contexto da economia criativa, a comunicação organizacional cultural e afetiva como elemento das relações de trabalho criativas nas organizações. Com caráter qualitativo, aplica-se a técnica de pesquisa bibliográfica através da análise dos conceitos de comunicação organizacional, cultura, afetividade e relações de trabalho. Este estudo tem sua relevância pois contribui na reflexão sobre as relação de pessoas criativas nos contextos organizacionais, permeadas pela sua cultura e sua afetividade como forma de potencialização da economia criativa.

Disney: la empresa (re) cuenta historias

Resumen: Este artículo es parte de una investigación más amplia sobre el uso de la auto-promoción en la publicidad y tiene como objetivo investigar el uso de la auto-promoción en las películas. Se divide en cuatro partes: La relación de la publicidad con la sociedad; Breve genealogía de la comunicación publicitaria y sus estrategias; El concepto de acción promocional; y Disney: una empresa que dice otra vez sus historias.

Palabras clave: Publicidad; Autopromoción; Estrategias publicitarias

 

Disney: the company that (re)tells stories

Abstract: This article is part of a longer-term research on the use of self-promotion in advertising and aims to understand the use of self-promotion in editorial spaces movies. It is divided into four parts: The articulation of the advertising with social; Brief genealogy of advertising communication and strategies; The concept of promotional action; and, finally, Disney: a company that recounts stories.

Keywords: Advertising; Self-promotion; Advertising strategies


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X20486



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.