JUVENTUDE E CELULAR: a batalha das mídias sociais na fronteira

Cristovão Domingos Almeida, Anelice Belmonte, Ronaldo Colvero

Resumo


O propósito deste artigo é compreender como os jovens que vivem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul consomem as mídias sociais. Consideramos que as mídias sociais é uma das mais importantes fontes de informação, inteiração e entretenimento entre os jovens, por isso, utilizamos os conceitos de convergência (JENKINS, 2008) para revelar a “caixa preta” do consumo de mídias sociais entre a juventude. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e de inspiração etnográfica, com a utilização das técnicas de observação e entrevista em profundidade para obter as informações. Evidenciamos que a juventude reivindica, cada vez mais, os meios de comunicação mais rápidos, práticos e eficazes, para estar conectados e interagindo com as pessoas em tempo real.

JUVENTUD Y MÓVIL : la batalla de los medios sociales en la frontera

Resumen: El propósito de este artículo es entender cómo la gente joven que vive en la frontera occidental de Río Grande do Sul consumir medios de comunicación social. Creemos que los medios sociales son una de las fuentes más importantes de información, la complementariedad y el entretenimiento entre los jóvenes, por lo que utilizamos los conceptos de convergencia (JENKINS, 2008) para revelar el “recuadro negro” de consumo de medios de comunicación social entre los jóvenes. Metodológicamente, la investigación es la inspiración cualitativa y etnográ- fica, con el uso de técnicas de observación y entrevista en profundidad para obtener la información. Se demuestra que las reclamaciones de jó- venes, cada vez más, los medios más rápidos, prácticos y eficaces de comunicación, al ser conectados e interactuar con personas en tiempo real.

Palabras Chave: Medios Digitales; celular; Juventud.

YOUTH AND MOBILE: the battle of social media on the border

Abstract: The purpose of this article is to understand how young people living on the western border of Rio Grande do Sul consume social media. We believe that social media is one of the most important sources of information, complementary nature and entertainment among young people, 113 cadernos de comunicação v.19, n.1, jAN-JUN 2015 so we use the convergence concepts (JENKINS, 2008) to reveal the “black box” of social media consumption among youth. Methodologically, the research is qualitative and ethnographic inspiration, with the use of observation techniques and in-depth interview to get the information. We show that youth claims, increasingly, the fastest, practical and effective means of communication, to be connected and interacting with people in real time.

Keywords: Digital Media; cell phone; Youth.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X20390



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.