CORPO, COMPORTAMENTO E CONSUMO: AS MULHERES DO MOVIMENTO FEMINISTA E AS MULHERES DOS ANÚNCIOS DE LINGERIE

Carla Candida Rizzotto, Dascale Muller

Resumo


Corpo, comportamento e consumo: as mulheres do movimento feminista e as mulheres dos anúncios de lingerie

Resumo: Algumas das principais lutas do movimento feminista giram em torno da representação da mulher, na família, no mercado de trabalho, na política e na mídia. Todavia, a mulher ainda é estereotipada e o culto ao corpo continua sendo incentivado pela publicidade. A partir desta observação inicial, é objetivo deste artigo traçar um paralelo entre a evolução histórica do movimento feminista e a evolução na representação da mulher em anúncios de lingerie ao longo das décadas.

Palavras chave: Movimento feminista; Publicidade; Representação da mulher.

Body, behavior and consumption: women of the feminist movement and women of the lingerie ads

Abstract: Some of the major struggles of the feminist movement revolve around the women representation in the family, the labor market, in politics and in the media. However, women are still stereotyped and body worship continues to be encouraged by advertising. From this initial observation the purpose of this article is to draw a parallel between the historical evolution of the feminist movement and the developments in the representation of women in lingerie ads over the decades.

Keywords: Feminist movement; Advertising; Women representation.

Cuerpo, comportamiento y consumo: las mujeres del movimiento feminista y las mujeres de los anuncios de ropa interior

Resumen: Algunas de las principales luchas del movimiento feminista giran en torno a la representación de la mujer en la familia, en el mercado de trabajo, en la política y en los medios de comunicación. Sin embargo, las mujeres siguen siendo estereotipados y el culto al cuerpo sigue siendo alentado por la publicidad. A partir de esta observación inicial el propósito de este artículo es establecer un paralelismo entre la evolución histórica del movimiento feminista y la evolución en la representación de las mujeres en los anuncios de ropa interior sobre las décadas.

Palabras clave: Movimiento feminista; Publicidad; Representación de la mujer.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X16237



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.