CORPO, COMPORTAMENTO E CONSUMO: AS MULHERES DO MOVIMENTO FEMINISTA E AS MULHERES DOS ANÚNCIOS DE LINGERIE

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná
  • Dascale Muller Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X16237

Resumo

Corpo, comportamento e consumo: as mulheres do movimento feminista e as mulheres dos anúncios de lingerie

Resumo: Algumas das principais lutas do movimento feminista giram em torno da representação da mulher, na família, no mercado de trabalho, na política e na mídia. Todavia, a mulher ainda é estereotipada e o culto ao corpo continua sendo incentivado pela publicidade. A partir desta observação inicial, é objetivo deste artigo traçar um paralelo entre a evolução histórica do movimento feminista e a evolução na representação da mulher em anúncios de lingerie ao longo das décadas.

Palavras chave: Movimento feminista; Publicidade; Representação da mulher.

Body, behavior and consumption: women of the feminist movement and women of the lingerie ads

Abstract: Some of the major struggles of the feminist movement revolve around the women representation in the family, the labor market, in politics and in the media. However, women are still stereotyped and body worship continues to be encouraged by advertising. From this initial observation the purpose of this article is to draw a parallel between the historical evolution of the feminist movement and the developments in the representation of women in lingerie ads over the decades.

Keywords: Feminist movement; Advertising; Women representation.

Cuerpo, comportamiento y consumo: las mujeres del movimiento feminista y las mujeres de los anuncios de ropa interior

Resumen: Algunas de las principales luchas del movimiento feminista giran en torno a la representación de la mujer en la familia, en el mercado de trabajo, en la política y en los medios de comunicación. Sin embargo, las mujeres siguen siendo estereotipados y el culto al cuerpo sigue siendo alentado por la publicidad. A partir de esta observación inicial el propósito de este artículo es establecer un paralelismo entre la evolución histórica del movimiento feminista y la evolución en la representación de las mujeres en los anuncios de ropa interior sobre las décadas.

Palabras clave: Movimiento feminista; Publicidad; Representación de la mujer.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Rizzotto, C. C., & Muller, D. (2015). CORPO, COMPORTAMENTO E CONSUMO: AS MULHERES DO MOVIMENTO FEMINISTA E AS MULHERES DOS ANÚNCIOS DE LINGERIE. Cadernos De Comunicação, 18(2). https://doi.org/10.5902/2316882X16237

Edição

Seção

Artigos