NAVEGA DARWIN… DESDE EL BEAGLE A INTERNET - REFLEXIONES SOBRE UNA VIDEOCONFERENCIA INTERACTIVA

Lucia Ruth Rojas, Mariela Fontaiña GaMinara

Resumo


Navega Darwin… desde el Beagle a Internet - Reflexiones sobre una videoconferencia interactiva

Resúmen: Este trabajo relata la experiencia de comunicación entre comunidades de dos países: el Museo de Ciencias “Universum” de la Universidad Autónoma de México (UNAM) y el Instituto de Formación Docente del Departamento de Florida (República Oriental del Uruguay) a través de la modalidad de videoconferencia. El tema refiere a la visita de Charles Darwin al territorio de Uruguay y  fue elaborado por las divulgadoras con aportes que contribuyeran al Mes de la Evolución que organiza anualmente el Museo Universum. Se detallan y fundamentan aspectos de la construcción e implementación de la propuesta y se reflexiona sobre los mismos.

Palabras Clave: Comunicación de la ciencia, Educación científica, Evolución biológica, TICs

 

Charles Darwin navega a partir do Beagle para Internet - Reflexões sobre uma videoconferência interativa

Resumo: Este trabalho relata a experiência de comunicação entre comunidades de dois países: a do Museu de Ciências Universum da Universidade Autónoma de México (UNAM) e a do Instituto de Formação Docente do Departamento de Florida (República Oriental do Uruguai) através da modalidade de videocoferencia. O tema refere à visita do naturalista Charles Darwin ao território do Uruguai e  foi elaborado pelas divulgadoras com aportes que contibuíssem ao Mês da Evolução que organiza anualmente o Museu Universum. Detalham-se e fundamentam aspectos da construção e implementação da proposta e reflexiona-se sobre os mesmos.

Palavras chave: Comunicação da ciencia, Educação Científica, Evolução biológica, TICs

 

Charles Darwin surfs from The Beagle to the web - Reflections on an interactive videoconference

Abstract: This work refers the experience of communication, by video conference, among communities of two countries: The “Universum Museum of Sciences” from “Mexico Autonomous University” (UNAM), and the “Tertiary Teaching Institute” (IDF) of Florida Department (Uruguay Republic). The application alludes to the visit of Charles Darwin throughout Uruguay, and it has been made by the divulgers with information that contributes to the “Evolution Month”, annually organized by “Universum Museum”. Different subjects of this performance are described, supported, analyzed and reflected on.

Keywords: Communication of science, Science education, Biological evolution, TICs

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X13440



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.