O TELEJORNALISMO REGIONAL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Bárbara Martins Zaganelli IBICT/UFRJ
  • Marcelo Carlos Gantos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X13438

Resumo

O Telejornalismo Regional como espaço privilegiado para a Divulgação Científica

Resumo: O telejornalismo é um meio de eficiente para o escoamento da produção científica, principalmente, os telejornais regionais que possuem espaços mais promissores para a exibição de pesquisas locais se comparados aos nacionais. Este artigo, com aporte teórico na Hipótese do Agendamento, faz uma reflexão sobre a capacidade que telejornais regionais têm de agendar debates públicos de divulgação científica.

Palavras-chave: Divulgação Científica. Telejornalismo. Cidadania.


La Televisión Periodismo Regional como un espacio privilegiado para Divulgación Científica

Resúmen: La noticia la televisión es un medio eficaz de la corriente de la literatura científica los programas de noticias, principalmente regionales que tienen las áreas más prometedoras para la visualización de las búsquedas locales en comparación con los nacionales. En este artículo, con el apoyo teórico en la Hipótesis de programación, es una reflexión sobre la capacidad de los noticieros regionales tienen que programar los debates públicos de la ciencia.

Palabras-clave: Comunicación de la ciencia. Noticiero. Ciudadanía.



The Regional TV Journalism as a privileged space for Science Communication

Abstract: The television news is the main information channel of the country is an efficient means of communication for the flow of scientific mainly regional news programs that have the most promising areas for the display of local searches compared to the national news. This article, with theoretical support in the Scheduling Hypothesis, is a reflection on the ability of regional newscasts have to schedule public discussions of science.

Key-words: Science Communication. TV Journalism. Citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Martins Zaganelli, IBICT/UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF (2013), com bolsa pela CAPES. Na UENF foi bolsista de extensão pelo Programa Universidade Aberta pelo Jornal Universitário UENF on line- JUOL, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem da UENF, no qual desenvolveu pesquisas no projeto. É especialista em Estudos de Imagem e Mídia pela UCAM (2005) e Economia para Jornalistas e Comunicadores Institucionais pela UFES (2007). Tem licenciatura em História e Português pela UNIVEN (2013). É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela FAESA (2002). Atualmente, é professora de Metodologia Científica na UCAM. Na área de ensino atua em Comunicação Social/Políticas Sociais com enfoque em telejornalismo, comunicação científica, cidadania e inclusão social. Tem mais de 10 anos de experiência como jornalista atuando no mercado de trabalho, sendo que a maior parte trabalhou como repórter, apresentadora e editora de telejornais regionais e programas de entretenimentos, quase todos em afiliadas da Rede Globo no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Ganhou prêmios na área de jornalismo por reportagens veiculadas em jornal impresso.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Zaganelli, B. M., & Gantos, M. C. (2014). O TELEJORNALISMO REGIONAL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Cadernos De Comunicação, 18(1). https://doi.org/10.5902/2316882X13438

Edição

Seção

Dossiê Temático: Divulgação Científica