COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NA ERA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO E MIDIATIZAÇÃO EM AÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA DE BAMBU

Dinis Ferreira Cortes, Maicon Elias Kroth

Resumo


Discute-se a midiatização no âmbito de interação do projeto Escola de Bambu. Analisa as estratégias de divulgação e mobilização de interagentes através do documentário, site, redes sociais e do canal no Youtube. A pesquisa relata as estratégias midiáticas de circulação e questiona os modos de participação dos internautas, podendo estes interagir e servir de fonte de propagação e concretização de ações comunitárias.

Comunicación de la Comunidad en la era digital: Estrategias y la movilización de los medios de comunicación social de la Escuela de Bambú

Resumen: Se discute mediatización en diseño de interacción con la Escuela de Bambú y se analiza las estrategias de comunicación y movilización que permiten la interactuaccion a través de documentales de vídeos en web, redes sociales y Youtube. Se cuestionan las estrategias de circulación y los modos de participación de los usuarios de Internet, que pueden interactuar y servir como fuente de difusión.

Palabras clave: mediatización; comunitarias; movilización; Escuela de Bambú.

 

 

Community Communication in the Digital Age: Strategies and Mobilizations of Social Media at Bambu School

Abstract: We discuss the mediatization of interaction design for Bambu School as well as analyse communication strategies and mobilizations which allow interactivity through video documentaries posted on the web, on social networks and on YouTube. We also consider users' web navigation strategies and modes of participation in terms of interactivity and as sources of content.

Keywords: Mediatization; community communication; mobilization; Bambu School.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X11270



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.