Sobre a Revista

Foco e Escopo

Foco, Escopo, Missão e Público-Alvo:

O Periódico Cadernos de Comunicação, associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como foco a publicação de pesquisas de Comunicação e áreas correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas.

Tipos de documentos a serem publicados:

1) Artigos livres - com, preferencialmente, um autor Doutor;

2) Dossiês Temáticos - com, preferencialmente, um autor Doutor;

3) Comunicação de Resultados de Pesquisa - com foco nos Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores do POSCOM - UFSM e de outros Programas de Pós-Graduação;

4) Relatos - de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores Doutores;

5) Resenhas - de livros ou eventos com, preferencialmente, um autor Doutor;

6) Experimentação - textos/resumos agregados de dados abertos, produtos experimentais, arquivos em diferentes formatos e mídias - com, preferencialmente, um autor Doutor;

São aceitos textos inéditos ,e esses são avaliados pelo sistema blind review (sem identificação, tanto dos autores quanto dos revisores) de peer review (avaliação por pares na modalidade "cega").

Também são aceitos trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso, é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Idiomas aceitos para publicação: Português, Inglês e/ou Espanhol.

Políticas de Acesso: A revista adere aos manifestos que defendem o acesso livre à informação científica em âmbito nacional e internacional.

Periodicidade: O periódico, existente desde 1996, possui periodicidade quadrimestral, recebendo contribuições em fluxo contínuo.

Temática classificada de acordo com CNPq: Ciências Sociais Aplicadas.

 

Editora: Profa. Dra. Cristina Marques Gomes.

Comissão editorial: vide a seção "sobre" da Revista.

Avaliadores: no terceiro número de cada ano será publicada a nominata dos avaliadores do respectivo período/ano.

Equipe técnica: - Acadêmico de Produção Editorial da UFSM: Eduardo Prates Macedo;

                          - Mestranda do POSCOM da UFSM: Luizi Custódio Jovasque.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Política de Avaliação / Política Editorial:

A Política de Avaliação do Periódico Cadernos de Comunicação inclui as seguintes etapas:

a) pré-análise: no sentido da verificação das diretrizes apresentadas aos autores - antes de qualquer avaliação de conteúdo;

b) encaminhamento do texto para dois consultores ad hoc - sistema blind review (sem identificação, tanto dos autores quanto dos revisores). Em caso de desacordo, um terceiro avaliador poderá analisar o texto. Essa fase resulta em três alternativas possíveis: 1) aprovado; 2) aprovado com restrições; 3) recusado. Em todos os casos uma mensagem será enviada aos autores via sistema da Revista.

c) os artigos/textos aprovados são organizados pelo Editor e uma previsão de data para a publicação é comunicada ao(s) autor(es).

 

Periodicidade

A revista possui periodicidade de publicação quadrimestral (jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro), recebendo textos para avaliação em regime de fluxo contínuo.

As datas de recebimento e aprovação dos arquivos constarão de sua publicação.

Política de Acesso Livre

O presente Periódico segue os príncipios do acesso aberto total ao seu conteúdo.

 

 

Sponsors

Departamento de Ciências da Comunicação - CCSH - UFSM.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação – POSCOM - UFSM.

Edital Pró-Revistas-UFSM.

 

Histórico do periódico

A primeira publicação é datada de 1996, sob a responsabilidade dos editores Prof. Dr. Gaspar Miotto, Prof. Dr. Adair Caetano Peruzzolo e da Profa. Dra. Eugênia Maria Mariano da Rocha Barrichello.

A revista permaneceu inativa entre 2006 e 2010, retornando em 2011 com a publicação de sua 14ª edição, tanto na modalidade impressa quanto online, tendo como editor-chefe o Prof.Dr. Flavi Lisboa Ferreira Filho. A gestão do professor, que se estendeu de 2011 a 2018, foi fundamental para a consolidação do periódico.

No ano de 2012 a Revista recebeu os números de e-ISSN, para sua versão digital, e do Digital Object Identifer – DOI para indexar os artigos. Também obteve aprovação para indexação no Latindex, no Sumário.org, no Diadorim, no Portcom e DOAJ.

Atuando como editora-gerente desde 2015, a Profa. Dra. Cristina Marques Gomes assumiu o cargo de editora-chefe em 2018, posição que ocupa até o presente momento.