Anatomia do lenho de Maytenus cassineformis Reissek (Celastraceae)

Autores

  • Henrique Weber Dalla Costa
  • Talita Baldin
  • Luciano Denardi
  • Lenice de Carli
  • Rômulo Trevisan
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198020327

Palavras-chave:

Anatomia da madeira, Celastraceae, descrição do lenho, identificação, Maytenus cassineformis

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de descrever, microscopicamente, o lenho de Maytenus cassineformis Reissek, arvoreta nativa no Rio Grande do Sul. A descrição do lenho foi realizada com base nas normas da Associação Internacional de Anatomistas da Madeira (IAWA). Foram observados: vasos predominantemente solitários e em porosidade difusa; parênquima axial ausente; tecido radial heterogêneo; e fibras septadas e não-septadas. Os caracteres anatômicos são compatíveis com referências da literatura para Celastraceae, com pequenas divergências a nível de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

03-11-2015

Como Citar

Dalla Costa, H. W., Baldin, T., Denardi, L., de Carli, L., Trevisan, R., & Marchiori, J. N. C. (2015). Anatomia do lenho de Maytenus cassineformis Reissek (Celastraceae). Balduinia, (50), 29–33. https://doi.org/10.5902/2358198020327

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>