Nota anatômica sobre o caule do guaimbé, Philodendron bipinnatifidum Schott ex Endl. (Araceae)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198014090Palavras-chave:
Philodendron bipinnatifidum, Araceae, anatomia do cauleResumo
É descrita a estrutura anatômica do caule do guaimbé, Philodendron bipinnatifidum Schott ex Endl. (Araceae), a partir de amostra coletada no Rio Grande do Sul. Os feixes vasculares anfivasais do cilindro central compõem-se de anel externo, com grandes traqueóides, e de floema, disposto internamente ao xilema, tendo ao centro um grupo de fibras de paredes muito espessas. Feixes menos desenvolvidos, por vezes, apresentam distribuição colateral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).