ANÁLISE DOS PERSONAGENS BRASILEIROS DA FRANQUIA STREET FIGHTER - IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO NOS VIDEOGAMES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726391

Palavras-chave:

Character design, Videogames, Semiótica

Resumo

No contexto da pós-modernidade, a identidade individual é ativamente construída a partir de relações de afeto e consumo, como por exemplo, o consumo de mídia. Os jogos digitais possibilitam que jogadores expressem-se e sintam-se representados através de seus protagonistas controláveis. Através de uma análise semiótica peirceana de três personagens, o presente trabalho propõe-se a investigar a evolução da representação do Brasil e do brasileiro na franquia japonesa Street Fighter ao longo dos 30 anos da série. Elucida ao final como cada um destes qualifica e simboliza o povo brasileiro a partir de diferentes características nacionais incutidas no imaginário estrangeiro.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Arrivabene, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil).

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, e atualmente doutorando no mesmo programa. É game designer e professor do curso de Design de Jogos e Entretenimento Digital da UNIVALI. Pesquisa o papel dos jogos na disseminação do conhecimento e aplicações diversas da atividade de game design, para além do entretenimento.

José Roberto Cordeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil).

Bacharelado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.Candidato ao programa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.Pós-Graduação em Design Instrucional no Senac EAD (em andamento).

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil).

Professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Design (Pós-Design) e do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina, com formação e Artes Visuais, mestrado em Educação (UFMS, 2005) e doutoramento em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2001). Realizou estágio sênior pós-doutoral em Design (IADE, Lisboa, 2015) e é o líder do grupo de pesquisa "Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional" (SIGMO/UFSC/CNPq).

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Arrivabene, R., Cordeiro, J. R., & Perassi, R. (2019). ANÁLISE DOS PERSONAGENS BRASILEIROS DA FRANQUIA STREET FIGHTER - IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO NOS VIDEOGAMES. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497726391

Edição

Seção

Artigos Livres