Manipulação digital e ética no fotojornalismo

Autores

  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779929

Palavras-chave:

Fotojornalismo, Manipulação Digital, Ética

Resumo

O presente texto objetiva tratar da dimensão ética na manipulação digital na fotografia jornalística. Parte-se do princípio de que, no jornalismo, a fotografia apresenta-se como uma das principais evidências de autenticidade dos fatos. Contudo, com o uso dos recursos digitais de edição de imagens, a credibilidade das representações, e até mesmo dos fatos, passa a ser posta em dúvida. Conclui-se no estudo que o problema não está na edição digital em si, mas sim nos interesses – comerciais, políticos, culturais, religiosos etc. – que motivam essas alterações.

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Biografia do Autor

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor e Mestre pela PUC-SP com Pós-Doutorado pela USP/SP. Professor no programa de mestrado do PPGCom USCS e nos cursos de comunicacação das universidades Mackenzie e Santa Cecília. Coordenador do GTs Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação (COMPÓS) e Discurso y Comunicación (ALAIC). Líder do Grupo de Pesquisa O Signo Visual nas Mídias (CNPq). Autor dos livros A Semiótica do Cenário Televisivo (FAPESP/AnnaBlume) e Cenário Televisivo - linguagens múltiplas fragmentadas (FAPESP/AnnaBlume) e co-organizador do livro Mutações na Cultura Midiática (Paulinas).

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Publicado

22-12-2015

Como Citar

Cardoso, J. B. F. (2015). Manipulação digital e ética no fotojornalismo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/217549779929

Edição

Seção

Edição Completa