A imprensa sindical em revista: uma análise da Revista do Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765800

Parole chiave:

Imprensa sindical. Revista sindical. Revista do Brasil.

Abstract

Há pelo menos quatro décadas, a imprensa sindical no Brasil vem se renovando e ampliando suas estratégias de comunicação para levar formação e informação aos trabalhadores com o propósito de subsidiar as lutas políticas e sindicais e de diversificar os vínculos com suas bases. Dentre essas estratégias, ganhou relevo a produção de revistas sindicais impressas que, por sua natureza mais generalista, tem pautado temas diversos e procurado atingir objetivos menos corporativos. Uma das mais importantes experiências de revista sindical impressa é a Revista do Brasil que circulou mensalmente entre 2006 e 2017. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar a Revista do Brasil como uma experiência de imprensa sindical em revista, analisando as principais temáticas abordadas em suas capas e indicando as especificidades desse tipo de produção no âmbito da imprensa sindical.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - e História. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Pós-doutor pela ECA/USP (bolsista Fundação Araucária). Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL/PR. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP/CNPq).

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-03-31 — Aggiornato il 2022-04-21

Versioni

Come citare

Miani, R. A. (2022). A imprensa sindical em revista: uma análise da Revista do Brasil. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765800 (Original work published 31 marzo 2022)

Fascicolo

Sezione

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista