O FILME NO CAMPO EDITORIAL: THE WORDS, 2012, DE B. KLUGMAN E L. STERNTHAL

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497744572

Parole chiave:

Comunicação, Campo editorial, Cadeia produtiva do livro, Literatura.

Abstract

A proposta deste artigo é a de perceber a presença dos elementos pertinentes ao campo editorial no filme intitulado As palavras. A narrativa discorre sobre a história de três escritores e o plágio de um texto que leva à consagração o autor errado . O referencial teórico conta com postulados de Pierre Bourdieu e John B. Thompson e Roger Chartier. O resultado é uma análise que pontua os agentes formadores do campo, na cadeia de valor: do autor ao leitor, passando por etapas da produção editorial na qual se enquadram a divulgação e o marketing. O propósito no fim das contas, não se consiste em plágio ou não, mas no quanto um original datilografado, engavetado, ou sem se fazer circular e alcançar seu público, prescinde de ser publicado para pertencer ao campo editorial

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Biografia autore

Marília de Araujo Barcellos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assitente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria; professora do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial (UFSM); Doutorado em Letras | Estudos de Literatura (PUC-Rio), com estágio (EHESS) | Paris. Atuou no mercado editorial em livrarias, distribuidoras, feiras e editoras. Aprecia livros em qualquer formato, desde que bem elaborados. Contato: mariliabarcellos@gmail.com


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Pubblicato

2021-05-20

Come citare

Barcellos, M. de A. (2021). O FILME NO CAMPO EDITORIAL: THE WORDS, 2012, DE B. KLUGMAN E L. STERNTHAL. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497744572

Fascicolo

Sezione

Ler amanhã: Pesquisa, textos e práticas editoriais