ANÁLISE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS APLICADAS NO TWITTER DO ESPORTE CLUBE BAHIA

Autori

  • Heitor Ferrari Marback Centro Universitário Jorge Amado
  • Iago Maia Centro Universitário Jorge Amado
  • Rodrigo Ladeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497743347

Parole chiave:

Esporte Clube Bahia, ações afirmativas, Twitter

Abstract

O futebol está presente no cotidiano de boa parte da população brasileira, podendo ser interpretado e utilizado como um agente indireto na construção e transformação social de cada indivíduo. Essa pesquisa buscou analisar o impacto de ações afirmativas aplicadas de forma estratégica pelo Esporte Clube Bahia no Twitter, plataforma de redes sociais em que clube tem maior engajamento. Foi utilizado procedimento metodológico exploratório analítico, a partir da construção de uma pesquisa bibliográfica norteada pela produção de Margarida Kunsch e Maurício Murad; além do estudo de caso, no qual foram avaliadas as campanhas de ações afirmativas na página @ecbahia. Ao final, concluiu-se que a postura adotada trouxe retornos positivos tanto para imagem quanto para rede social da agremiação.

Abstract

This research sought to analyze the impact of affirmative actions applied strategically by Esporte Clube Bahia on Twitter, a social networking platform in which club has the highest engagement. An analytical exploratory methodological procedure was used, based on the construction of a bibliographical research guided by the production of Margarida Kunsch and Maurício Murad; in addition to the case study, in which affirmative action campaigns were evaluated on the page @ecbahia. In the end, it was concluded that the adopted posture brought positive returns for both the image and social network of the association.

Resumen

Esta investigación buscó analizar el impacto de las acciones afirmativas aplicadas estratégicamente por Esporte Clube Bahia en Twitter, una plataforma de redes sociales en la que el club tiene el mayor compromiso. Se utilizó un procedimiento metodológico exploratorio analítico, basado en la construcción de una investigación bibliográfica guiada por la producción de Margarida Kunsch y Maurício Murad; además del estudio de caso, en el que se evaluaron las campañas de acción afirmativa en la página @ecbahia. Al final, se llegó a la conclusión de que la postura adoptada trajo retornos positivos tanto para la imagen como para la red social de la asociación.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Heitor Ferrari Marback, Centro Universitário Jorge Amado

Professor da pós-graduação em mídias sociais do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

Iago Maia, Centro Universitário Jorge Amado

Aluno do Curso da pós-graduação em mídias sociais do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola de Administração da UFBA

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-11-18

Come citare

Marback, H. F., Maia, I., & Ladeira, R. (2021). ANÁLISE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS APLICADAS NO TWITTER DO ESPORTE CLUBE BAHIA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497743347

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres