Ensino de jornalismo e desenvolvimento da escrita: influência da organização tópica da entrevista na elaboração de perfis
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497723634Parole chiave:
Ensino de jornalismo, Perfil, Entrevista.Abstract
Neste trabalho iremos analisar o modo como a entrevista (oral) participou da elaboração de perfis (escrita) na produção de estudantes de jornalismo. A intenção é observar a interação fala-escrita em processos de desenvolvimento da escrita que envolvem retextualização (passagem do oral para o escrito). Para identificar essa interação, usaremos a ideia de tópico (tema), que nos mostra em que momentos a sequência dos tópicos da entrevista foi mantida ou alterada no perfil. Também buscaremos identificar as diferentes soluções exploradas pelos estudantes e a relação dessas soluções com a maturidade da sua escrita. E, assim, localizar opções didáticas aplicáveis em cursos de jornalismo que sejam compatíveis com esse quadro.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.