Ficção, história e representação: o negro na telenovela Lado a Lado

Autori

  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale
  • Magna Lima Magalhães Universidade Feevale
  • Cláudia Santos Duarte Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717793

Parole chiave:

Lado a Lado, Ficção e História, Representação do negro

Abstract

RESUMO: O estudo da relação entre a ficção e a História a partir da representação do negro na telenovela Lado a Lado, veiculada pela Rede Globo de Televisão, objetiva identificar e discutir as características da abordagem feita pela obra, levando em consideração a recorrente ausência da temática referente aos negros na teledramaturgia nacional. A relevância desta análise está no significativo papel desse tipo de produção na difusão de diferentes discursos a respeito da nação. O enfoque proposto tem como marco teórico os estudos de Joel Zito Araújo (2004), Linda Hutcheon (1991), Sandra Pesavento (2008), Paul Ricoeur (1997) e Roger Chartier (1990). Considerando que a telenovela ocupa um lugar de destaque como produto cultural no Brasil, Lado a Lado trouxe importantes contribuições acerca da história do negro brasileiro no pós-abolição.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Pesquisadora e docente titular do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e do curso de Letras da Universidade Feevale – Novo Hamburgo – RS. Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do RS/PUCRS.

Magna Lima Magalhães, Universidade Feevale

Docente do Curso de História  e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Doutora em História pela Universidade do Vale dos Sinos/Unisinos.

Cláudia Santos Duarte, Universidade Feevale

Graduação em História, Especialização em História, Comunicação e Memória do Brasil Contemporâneo e Mestrado em Processos e Manifestações Culturais. Tutora do Núcleo de Tutorias EaD da Universidade FEEVALE (disciplinas de Fundamentos da Realidade Brasileira e Cidadania, Sociologia Geral e Filosofia).

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-12-22

Come citare

Kunz, M. A., Magalhães, M. L., & Duarte, C. S. (2015). Ficção, história e representação: o negro na telenovela Lado a Lado. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/2175497717793

Fascicolo

Sezione

Edição Completa