ADOÇÃO NA PASSARELA: SENTIDOS DA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497742106

Palavras-chave:

Infância e Adolescência. Produção de Sentido. Acontecimento. Adoção.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os sentidos em torno da participação de crianças e adolescentes no evento Adoção na Passarela, o qual repercutiu nos meios de comunicação e impulsionou um debate sobre direitos na infância e juventude. A partir desse acontecimento, identificou-se os quadros de leitura em disputa nos comentários de uma notícia sobre o evento. Para tanto, discutiu-se sobre adoção, assim como articulou-se os conceitos de acontecimento e produção de sentido. Metodologicamente, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2010), no intuito de se investigar os sentidos presentes nas categorias de leituras propostas por Hall (2003). A análise revelou um quadro simbólico que diz sobre nosso tempo, ao manifestar o reconhecimento da fragilidade na garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrielly Silva Ramos de Sene, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - na Universidade Federal de Mato Grosso

Dôuglas Aparecido Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso / Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social - Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) com período de intercâmbio na Ural Federal University (UrFU - Ecaterimburgo - Rússia) para cursar disciplinas no Departamento de Comunicação de Marketing e Branding. Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e bacharel em Comunicação Social (Gestão da Comunicação Integrada) - Habilitado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Membro do GRIS - Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (UFMG) e CICLO - Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania (UFMT). Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Teses e Dissertações em 2016.

Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com pós-doutorado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes. Doutora em Comunicação pela Universidade de Vigo (UVIGO-Espanha), com bolsa pelo Programa Erasmus Mundus. Mestre em Comunicação também pela Universidade de Vigo. Graduada em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania - CICLO (UFMT) e ESC-Ética na Sociedade do Consumo (UFF). Coordenadora dos projetos de extensão: OPS - Observatório de Publicidade e Sociedade, e TOCA - Programa Experimental de Comunicação. Tem experiência dando aulas na área de Comunicação e pesquisando os seguintes temas: infância, publicidade, consumo, internet e literacia publicitária.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

de Sene, A. S. R., Ferreira, D. A., & Craveiro, P. S. U. (2020). ADOÇÃO NA PASSARELA: SENTIDOS DA EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497742106

Edição

Seção

Artigos Livres